quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Mas afinal o que é um Geoparque?

Abrangência do Georparque na região do Seridó do Rio Grande do Norte

Vilma Torres (Agecom - UFRN)

O Consórcio Intermunicipal Seridó explica que “Geoparque é um território que apresenta um notável patrimônio geológico de importância internacional, nacional ou regional, ligado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável, onde se integram locais de interesse geológico de especial valor científico, educativo ou turístico, conhecidos como geossítios. A presença de valores ecológicos, históricos ou culturais também é importante por permitir a realização de projetos educacionais e turísticos”.
O território do Geoparque é formado pelos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Para a candidatura na Unesco, foi desenvolvido um trabalho em parceria com as comunidades, gestores municipais e do Estado e a UFRN, unindo ações de conservação do patrimônio geológico, promoção do desenvolvimento territorial sustentável, apoio de iniciativas de artesãos e pessoas ligadas a gastronomia local.
Ao todo foram selecionados 20 geoparques em 16 países. O candidato do Rio Grande do Norte se destaca especialmente pelos relevos e formações rochosas e pela proposta de desenvolvimento sustentável.
O aspirante a Geoparque Seridó está na lista de candidatos a Geoparques Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2020. A escolha já deveria ter sido anunciada, mas foi suspensa na última etapa, que é a missão de avaliação in loco por dois avaliadores internacionais, devido à pandemia. Ainda neste mês de janeiro de 2021, poderá ser divulgada uma nova data para essa visita técnica.

A criação de arte da HQ é de Diogo Borges, roteiro de Matheus Lisboa, diagramação por Silas Costa e revisão por Marcos Nascimento, Matheus Lisboa, Silas Costa, Janaína Medeiros, Paloma Barbalho, Marília Cristina e Malena Palmieri.

Nenhum comentário: