quarta-feira, 7 de março de 2012

"Negros do Riacho" vão ter água encanada


O prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes de Oliveira (DEM) encaminhou requerimento ao Instituto Estadual de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema-RN), a para liberação de licença simplificada para construção do sistema de abastecimento de água da comunidade "Negros dos Riachos", um quilombola cujo acesso se faz por uma estrada vicinal a partir da margem direita da rodovia federal BR-226, a 12 quilômetros de Currais Novos, no sentido de quem vem de Santa Cruz.

Os “Negros do Riacho” compõem uma comunidade rural formada por descendentes diretos do escravo ou ex-escravo Trajano Lopes da Silva. De origem pernambucana e denominado pelos demais membros da comunidade de “Trajano Passarinho”, ter-se-ia se apossado das terras do Riacho dos Angicos no século XIX com a esposa Marcimina e seus quatro filhos. Os parentes de “Trajano Passarinho” estabeleceram laços familiares com negros oriundos de outras localidades, formando pequenos núcleos familiares, cujos componentes continuaram habitando a comunidade como posseiros. *

Em 3 de agosto de 2006, o Ministério da Cultura (Minc) concedeu certidão de auto-reconhecimento à Comunidade Remanescente do Quilombo Negros do Riacho.

Trecho do artigo *O escrito, o dito e o vivido na comunidade rural dos Negros do Riacho em Currais Novos (RN)", de autoria de Joelma Tito da Silva, bolsista do curso de História da UFRN e publicado em 2006.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheço bem aquela comunidade e a quase 04 anos ninguêm falava nos quilombolas,mas como estamos se aproximando de um ano eleitoreiro,já estão colocando a fábrica de votos pra funcionar.
ajudem aqueles que sofrem com o despreso e desigualdade,pois eles precisam.

José Valdir Julião disse...

A preocupação do leitor e blogueiro curraisnovense é pertinente, mas algo tem de ser feito em relação a essas comunidades. Vamos ver se a rede de distribuição de água para a comunidade sai rápido...