segunda-feira, 5 de março de 2012

Morre o cardiologista cerrocoraense José Gilcemar Azevedo


Aos 64 anos, o cardiologista Gilcemar Azevedo, mas chamado carinhosamente pelos amigos e conterrâneos cerrocoraenses de "Gilson", faleceu na noite de domingo, dia 4, em Natal, depois de uma luta contra o câncer. Ele era filho dos saudosos Zeca e dona Marcina Azevedo e tinha como irmãos o agrônomo Vilmar Azevedo, ex-presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte e o engenheiro Josemar Azevedo, que foi presidente da Caern e é ex-secretário estadual de Recursos Hidricos. Outro irmão era o engenheiro eletricista Itamar Olímpío e a única irmã, Ledinha.O velório está ocorrendo no Centro de Velório da rua Xavier da Silveira com a avenida Bernardo Vieira, em Morro Branco e o sepultamento está previsto para as 16h30 desta segunda-feira, dia 5, no Cemitério Parque de Nova Descoberta.


Gilcemar Azevedo graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde estudou entre os anos de 1969 e 1974. Ele nasceu em 5 de fevereiro de 1948 e entre 1975 e 1978 fez residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 1985 e 1991 atuou no Incor, o Hospital do Coração da Universidade de São Paulo (USP), e na capital paulista ainda trabalhou no Hospital da Beneficência Portuguesa (1991/1994).


Em Natal, Gilcemar Azevedo atuou entre 1994 e 2001 no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Cardioclínica Ovídio Fernandes e no HMC Coração. Já em 2001 voltou ao Rio de Janeiro, onde ficou até 2009, trabalhando no Hospital da Ordem 3a de São Francisco da Penitência. Ele deixa mulher e três filhos, dois homens e uma mulher.







6 comentários:

Anônimo disse...

Casal perseverante, de tradicional família, formou todos os filhos.

José Valdir Julião disse...

Num depoimento ao programa "Memória Viva", da Televisão Universitária, vinculada à UFRN, o engenheiro Josemar Azevedo fala de como o seu pai, Zeca Azevedo, trabalhou e lutou para ver todos os filhos formados e vitoriosos na vida, pública e privada.

Manoel Pinheiro disse...

Prezado Valdir,
antes de tudo, gostaria de agradecer por fazer chegar esta notícia pelo seu blog, pois, apesar da nossa Cerro-Corá não ser ainda um grande centro, certamente muitos conhecidos e parentes haverão de saber do falecimento de Gilcemar, através de sua notícia.
Em seguida, levo o agradecimento de todos os familiares a todos os que compartilharam esta perda. Certamente os filhos, Aina, Pablo e Nara, além de Ana Maria, sua esposa, gostariam de enviar-lhe esse agradecimento. Assim, em nome deles e de todos os demais, irmãos, primos, tios, deixo aqui nossos mais sinceros agradecimentos, com um abraço apertado.

João Vilmar disse...

Valdir: quero levar-lhe o agradecimento de toda nossa família pelo post sobre meu irmão Gilcemar. Você, como já afirmei em ocasiões anteriores, é o principal comunicador da nossa querida Cêrro Corá. Sempre atento a tudo que lhe faz referência, sejam pessoas, notícias, fatos relevantes. Continue com essa nobre missão. Ela é muito importante e enobrecedora do seu filho. Grande abraço.
João Vilmar de Azevêdo

José Valdir Julião disse...

Caríssimos João Vilmar e Netinho, só temos a agradecer a gentileza de ambos. Acho que todos nós cerrocoraenses e conterrâneos, de qualquer forma, temos um papel a fazer ou zelar por nossa terra e seu povo, por maior ou menor que seja a atitude de cada um de nós. Muito obrigado!

Manoel Pinheiro disse...

Prezado Valdir, gostaria de pedir-lhe um grande favor, se puderes fazer por nós...
No meu blog, coloquei um anúncio da missa de 7º dia de Gilcemar. Se puderes também noticiar esta postagem, te agradeceria imensamente, já que tenho certeza de que muitos o acompanham em nossa terrinha, e poderão receber o convite da missa através do seu blog.
Meus agradecimentos antecipados pela presteza.
Grande abraço,

Netto