segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Turismo afetivo X - "Nas ondas do rádio"

Por José Vanilson Julião

Logo após a consolidação da captação do sinal de televisão em Cerro Corá o prefeito Zé Julião providencia a instalação de um televisor público.

Inicialmente no primeiro canteiro central da Avenida São João, acesso ao Grupo Escolar Querubina Silveira e a Igreja São João Batista.

Posteriormente, com a reforma e modernização, o aparelho é transferido para a Praça Tomaz Pereira de Araújo.

A essa altura um dos programas favoritos era esperar para assistir o desenho animado da “Pantera Cor de Rosa” (The Pink Panther Show”). No começo da noite. Entre uma novela e o noticiário. Então o negócio era adiantar ou atrasar o jantar.  Um dos espectadores mais assíduos da TV na praça,  era Dé Mulato, o  lateral direito  do GPK.

Esta animação – fora do eixo dos personagens de Hanna-Barbera ou Walt Disney – merece explicação. Foi criada como introdução do filme do mesmo nome com o ator-comediante inglês Peter Seelers lançado em 1963. O sucesso do “animal” provocou a série logo depois.

Foi na televisão disponibilizada para a população que acompanhei a transmissão em preto e branco da Festa da Uva, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, como a primeira programação para a tv em cores.

E o Torneio Sesquicentenário da Independência (150 anos) – a “Mini Copa”, em 1972. Sendo que a final (Brasil 1 x 0 Portugal, gol de Jairzinho), presenciei na casa de dona Ritinha.

Também vi amistoso da seleção brasileira contra uma seleção ou combinado do Rio Grande do Sul, com jogadores do Internacional e do Grêmio (3 x 3).

A tv não acabou com uma opção anterior. Escutar os jogos do campeonato carioca pelo rádio. Sintonizando as emissoras do Rio de Janeiro, principalmente a Nacional, Tupi e a Globo.

Para ouvir locutores famosos: Doalcei Bueno de Camargo, Celso Garcia, Vitorino Vieira, Waldir Amaral, Antônio Porto, Ayrton Rebelo, Sérgio Morais e Jorge Cury.

E os comentários de João Saldanha, Luiz Mendes (“o da palavra fácil”), Afonso Soares e Ruy Porto, o condutor do programa dominical de final de noite: “Ataque e Defesa” (TV Tupi).

A familiarização com o rádio esportivo veio de papai. Quando chegava para o almoço, vindo da padaria, sintonizava as ondas curtas da Rádio Sociedade baiana. Prato principal: resenha de França Teixeira.

À noite, quando havia uma partida decisiva, um ponto de escuta, com o “Motoradio” preto, era a escadaria da Prefeitura. Para fugir do frio reinante.

Foi lá que ouvi partidas decisivas do Botafogo pela Taça Libertadores da América (1973). Contra o Palmeiras e o Cerro Porteño de Assunção (Paraguai).

O clube da Estrela Solitária fora alçado à competição internacional como vice-campeão brasileiro do ano anterior.

A decisão do campeonato carioca (Botafogo 0 x 1 Fluminense), em 1971, com um discutido gol no minuto final, me fez adepto, até hoje, da máxima do presidente do Corinthians, Vicente Matheus: - O jogo só termina quando acaba.

Moral da história: “Gato escaldado tem medo de água fria...” O “Glorioso” dias antes somava seis ou sete pontos de diferença para o Tricolor. E foi perdendo a vantagem para times pequenos e médios. E a gordura acabou.

No final de tarde, começo da noite de domingo, me preparara, com uma camisa do alvinegro, para ir ao circo armado onde hoje é a praça Maria Luzia Guimarães. Valdir com um chaveiro do Fogão.

Desarrumamos tudo e não saímos de casa... Para não escutar as chateações de Luiz Júnior, o “Garrincha”, e José Ailton da Costa, o “Dedé de Germínio”, torcedores do “Pó de Arroz.”

Vale salientar que somente a partir de dezembro de 1972, com a inauguração da TV Universitário (canal cinco), para a educação via satélite. O concorrente não era de peso para a Tupi, mas era mais uma opção.

Já no ano seguinte, transmite uma programação local, como o programa de auditório apresentado pelo radialista, vereador, deputado estadual e senador Carlos Alberto de Souza, que somente 13 anos depois põe no ar a primeira tv privada do RN, a “Ponta Negra”, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

 

Nenhum comentário: