terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Prefeito veta projeto que altera brasão de Cerro Corá

Brasão original de Cerro Corá


Por José Vanilson Julião 

A notcia de que no apagar das luzes o ex-presidente da Câmara de vereadores, Rodolfo Guedes (Republicanos), consegue aprovar, por unanimidade (nove votos), mudanças substanciais e imperceptíveis no Brasão do Município de Cerro Corá (Região do Seridó), a 190 quilômetros da capital potiguar, causa discussão em rede social no final da manhã desta terça-feira.

A conversa girava em torno de amenidades quando a internauta Ivonise Dantas perguntou se alguém sabia das modificações no tradicional desenho e todos os participantes foram pegos de surpresa com a informação. Ocasião em que todos foram unanimes, também, em rechaçar o projeto de lei, cuja data não foi possível configurar durante o debate. - Uma pergunta: vocês podem informar, confirmar ou desmentir...?, assim ela se expressou.

O ex-candidato a vereador e empresário Vivaldo Evaristo foi rápido no gatilho confirmando a situação. "Tem, mas não é mudar. A ideia é alterar e incluir... (para o redator dá no mesmo)"

As mudanças incluem máquina de costura representando os quase 300 empregos gerados no município pela atividade e torres de energia eólica representando o desenvolvimento sustentável.

Diante da enxurrada de indagações outra internauta, Cássia Maria, surgiu para por os pontos nos is e dirimir todas as dúvidas concernentes ao caso, inclusive com mais esclarecimentos e provas contundentes sobre a peripécia dos vereadores e da mesa diretora do Poder Legislativo municipal.

Depois que o redator deste blog colocou no grupo a imagem original da Bandeira do Município a conterrânea postou uma imagem com o texto do projeto do vereador, assim como duas imagens, uma colorida e outra em preto em branco.

Com introdução de logo de máquinas de costura
 abaixo das bandeirolas 

A primeira fotografia com o Brasão original e a segunda com as modificações: as simbologias estilizadas das máquinas e torres (justamente os itens a serem acrescidos).

As máquinas dentro de uma faixa acrescida acima de cordeiro e as torres no espaço inferior, no qual está a representação de uma serra em cor amarela.

O mais incrível: o ex-presidente da Câmara colocou em circulação a "Revista Câmara em Ação" comemorativa da administração já trazia as modificações no Brasão na capa, acima a esquerda.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém nega a importância da atividade têxtil e das eólicas para a economia local, mas o brasão é símbolo que deve se manter como está

Anônimo disse...

Infelizmente muitos não ligam para a história, o brasão deve permanecer como foi pensado originalmente, se querem mudar façam consulta popular, mas dessa câmara não dá se deve esperar coisas boas, só interesses pessoais. Um vereador colocou máquina por interesse próprio, imagina colocar todas as tividades econômicas ativa no brasão do município.

Ronaldo disse...

Tenho que reconhecer que desta vez o prefeito acertou. Alguns não sabem o valor nem o que deve compor um brasão.

jornal da grande natal disse...

O alerta do eleitor gerou a reportagem original no blog "Jornal da Grande Natal" e estancou, pelo menos temporiamente, tal aberração.