terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Turismo afetivo I - "A capital da Serra de Santana"

Lagoa Nova "eleita" capital da Serra de Santana (acervo de Ismael Medeiros)

José Vanilson Julião

Após 40 anos, em dezembro, passei 15 dias na terra natal. Aproveitei para rever os lugares por onde passei na infância e pré-adolescência. Visitei familiares. E amigos.

Também colhi informações "perdidas" de parentes. E rememorei histórias antigas. E ainda presenciei situação curiosa.

Numa dessas subidas a Serra de Santana, o acidente geográfico que reina imponente na Região do Seridó.

No retorno de uma visita a parentes da esposa do meu irmão, Ana - ambos responsáveis diretos pela minha saída de casa, mesmo a contragosto.

Numa parada para almoço. Em um restaurante. Não sei se fica entre a divisa de Lagoa Nova e Cerro Corá. Mais pra lá do que pra cá? Ou mais pra cá do que pra lá?

Mesa posta, brinco com uma menininha curiosa. Que perambula de mesa em mesa. Certamente filha de alguém do estabelecimento.

Porém as peraltices da criança têm minha atenção desviada para uma frase na camisa de meia branca. Da garçonete.

Em letras pretas, bem visíveis, está na vestimenta: "Lagoa Nova, a capital da Serra de Santana".

Achei uma petulância, digo, brincando, para o mano. Não é que se acham melhores do que Cerro Corá?

Valdir sai em defesa dos vizinhos. O município cresceu muito mais deste os anos 70. Passa dos 15 mil habitantes (zona urbana e rural).

Cerro Corá passou dos 2.500 por volta de 1971/72 para 11 mil. Conforme recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Ambos perderam moradores. O primeiro pouco mais de duas centenas. O segundo em torno de centena e meia.

Até um cerrocoraense residente em Manaus, Arijório de Medeiros Félix, em grupo de "zap", brinca: - Será que foram para Bodó (esta ganhou pouco mais de 200 habitantes) ou Cafuca, povoado no município de Santana do Matos.

As cidades realmente mudaram. Agora há até edificações com dois e três pavimentos. A maioria das ruas calçadas. O comércio, proporcionalmente, fervilha.

Antigamente os estudantes de Lagoa Nova vinham estudar no ginásio comercial "Pedro II", mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC).

Talvez por isso a “inveja” do visitante pelo dístico da blusa da senhorinha. Descubro depois. Mãe da menininha.

Enquanto Cerro -Corá apela para a autodenominação "Suíça do Seridó". Enfim, são ligadas por estrada asfaltada. Não mais com piso de areia ou terra batida.

Lagoa Nova com um pelotão da Polícia Militar. E Cerro Corá com uma delegacia de Polícia Civil (judiciária) com jurisdição na "rival" e em Bodó, emancipado de Santana dos Matos.

Em economia Lagoa está à frente. No produto interno bruto (PIB). Dados de 2012. No posicionamento estadual 50 (86,503 mil) x 66 (64,820).

 

Nenhum comentário: