segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Turismo afetivo VII - “O balneário alternativo da garotada”

Açude Eloy de Souza era a principal área de lazer
 da garotada nos anos 60 e 70 (foto - João Maria Alves)

Por José Vanilson Julião

Além dos amigos da geração entre 1957/60 o encontro dos veteranos serviu para reencontrar alguns garotos que nasceram posteriormente.

Como Francisco Canindé, o ‘Ponteiro’, primo de Paulinho Canário. E o botafoguense Marlon, filho de Cícero Zebra, meu vizinho da época em que eu morava na casa de Manoel Belmino, na rua Benvenuto Pereira.

“Ponteiro” era figurinha carimbada, como nadador quase “olímpico”, nos banhos na parede do açude Senador Eloy de Souza, que começou a ser construído na seca de 1932. Pois morava pertinho: na ‘Ponte”.

O açude também tinha outros três pontos preferenciais para a garotada tomar banho, aprender a nadar ou pescar piaba usando litros e garrafas com farinha para atrair os peixinhos de dorso prateado.

Um deles era o “corredor”. Com acesso por um comprido caminho cercado de "avelós" dos dois lados. Muito usado para lavagem de cavalos e carros, principalmente caminhões. A entrada logo após o ‘motor da luz”, na chamada e antiga "rua da Baixa".

O local era preferido para quem não sabia nadar com eficiência, ou tinha medo de aventurar-se nas profundezas, pois podia-se andar dentro da água, no “raso”, por uma extensa área. Já que ficava nas imediações do “começo” do reservatório.

O segundo era o “Catavento”. Neste ocorre o episódio de eu lançar a vara de bambu para pescar piaba, e a ponta do anzol enganchar no nariz de “Quita”, filho de “Manoel Bazú”.

Foi um Deus nos acuda com promessa de socorro e atendimento ambulatorial e hospitalar, pois “Quita”, atualmente morando no “Ingá” (na estrada para São Tomé), trabalhava na padaria de papai. 

Por fim se atravessa do “Catavento” para a “pedra grande”, hoje existente só os resquícios do que fora, de onde os mais afoitos pulavam de “lavanca”, em pé, ou de cabeça, o chamado mergulho de "flecheiro”.

A travessia era a nado mesmo ou em câmeras de ar de carros e de caminhões. Para quem não tinha a opção, para o descanso, era o pendão de agave ou sisal.

Um dos peritos neste quesito “de ponta” era “Buchaga” (filho do cabeceiro Manoel Pereira), aquele do tamborilar nos peitos com os dedos indicadores.

No inverno, não poderia deixar de esquecer, também era motivo de alegria e novidade tomar banho no sangradouro, com a água escorrendo violenta e veloz em busca dos “escorregos”.

Um dos episódios do açude envolve papai. Eu e Valdir fugimos da padaria e fomos para a “Ponte”. Quase meio dia aparece o Fusca vermelho de Zé Julião na descida perto da delegacia. Mergulhamos, mas ao voltar à tona lá estava ele. Esperando.

Não se deve esquecer o ferreiro Severino Miguel. Que tinha a oficina no alto, de onde ele via a criançada e “ameaçava” atirar na garotada com uma velha espingarda. Se a memória não enfeita as reminiscências.

Severino tinha a mania de esquentar pedaços de ferro e jogar para os sapos engolirem. Os anfíbios “pensavam” que a liga de metal em brasa seria inseto. A ponta incandescente e fumegante entrava pela boca e saia rápido pela barriga.


Nenhum comentário: