quarta-feira, 29 de julho de 2020

"Dia da Mulher Negra" homenageará louceira quilombola de Currais Novos

Projeto de lei da governadora Fátima Bezerra (PT) enviado à votação na Assembleia Legislativa institui o "Dia Estadual de Teresa Maria da Conceição Filha e da Mulher Negra", a ser comemorado, anualmente, no dia 25 de julho, homenageia a curraisnovense conhecida como "Teresa Nova", que foi uma das fundadoras da Associação Comunitária de Desenvolvimento Negros do Riacho. 

A homenagem do Executivo à "Teresa Nova" é análoga ao reconhecimento à mulher negra, consagrado no âmbito nacional por lei federal de 2014, que instituiu o "Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negro", também comemorado em 25 de julho.

Segundo a mensagem governamental, a importância do reconhecimento da mulher negra no Rio Grande do Norte, é "plenamente justificado com o propósito de conferir maior visibilidade às mulheres potiguares e contribuir para a implementação de políticas públicas destinadas a esse segmento da sociedade que, comumente, encontra-se em condição de desigualdade, enfrentando o duplo preconceito de gênero e raça".

A negra "Teresa Nova" nasceu na comunidade quilombola de Negros do Riacho, em Currais Novos, que existe há 150 anos. O trabalho dela como presidente de associação, por exemplo, possibilitou a conquista de casas de alvenaria em substituição a casas de taipa (construções feitas de pau a pique e barro). Também conseguiu impulsionar a produção e geração de renda das artesãs da comunidade.

Louceira, "Teresa Nova" teve dez filhos, não era alfabetizada, mas exerceu sua cidadania, conseguindo o reconhecimento da comunidade quilombola, fortalecendo a identidade negra e étnica do grupo. Faleceu em 7 de agosto de 2007.

Nenhum comentário: