quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Presidente da Câmara alega atrasos de edis para interromper votação da LOA


A votação do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2017, que estava prevista para a sessão ordinária da noite da quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Cerro Corá, acabou não ocorrendo porque o presidente da Casa, vereador Valderi Joaquim Borges (DEM), o "Valdinho", abriu e deu por encerrada a sessão alegando falta de quorum. A medida causou mal-estar entre seis vereadores, que usando da prerrogativa do artigo 104 do Regimento Interno da Câmara, convocaram sessão extraordinária para a noite desta quinta (15), a fim de votar o projeto de lei que fixa a receita e despesa do município para o exercício financeiro do próximo ano.
O projeto de lei 12/2016 sobre o Orçamento Geral do Município (OGM) é de iniciativa do Poder Executivo e chegou à Câmara em 29 de novembro. Os vereadores que assinaram a convocação extraordinária - o vice-presidente Zeca Araújo (PSB), a secretária Maria das Graças Oliveira (PSD) e ainda os edis Evilásio Bezerra (PPS), Erivanaldo Albuquerque (PTB), Francisco Aldo Maciel (PSD) e Everaldo Araújo (DEM) justificaram que a Câmara não poderá entrar em recesso "e encerrar o ano legislativo desse projeto de suma importância para o município", além do fato de que o Executivo tem o prazo de dez dias, após a sua sanção, para enviá-lo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Segundo o inciso III do artigo 104 do RI da Câmara, a convocação de sessão extraordinária, sempre justificada, também pode serfeita por iniciativa de dois terços dos membros do Poder Legislativo, em qualquer dos períodos.
Para o vereador Evilásio Bezerra, a decisão do presidente da Casa "de interromper a sessão foi uma arbitrariedade", alegando que os outros vereadores - exceto os vereadores Alvaro Melo e Manoel de Cláudio (PMDB), que acompanharam o presidente -, chegaram com atraso de dez minutos após a abertura dos trabalhos legislativos da noite.
Bezerra considera que houve "abuso de poder" da parte do vereador Valderi Borges, porque é comum ocorrer atrasos no inicio das sessões da Câmara: "O presidente sempre abriu as sessões com atrasos, de vez em quando, e hoje agiu diferente, por quê, ele sabia que iamos para a sessão, foi de propósito?"
O que revoltou mais ainda o vereador do PPS, é que o presidente da Casa estava reunido e batendo papo com amigos num quiosque vizinho à praça Tomaz Pereira".
A LOA em tramitação na Câmara, é a última de iniciativa do prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), o "Novinho", que vai valer já para o primeiro ano da futura gestão da prefeita eleita, vereadora Graça Oliveira, que tomará posse no cargo em 01 de janeiro.

Nenhum comentário: