segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

"Luiz Gonzaga Lopes" denomina quadra de esportes no assentamento Santa Rosa

O prefeito Raimundo Marcelino Borges (DEM), o "Novinho", sancionou leis aprovadas no meio da semana passada, na Câmara Municipal, que dá denominação a cerrocoraenses já falecidos, a ruas e equipamentos esportivos nas zonas rural e urbana de Cerro Corá. A recém inaugurada quadra de esportes do assentamento Santa Rosa, situado no Sertão, leva o nome de Luiz Gonzaga Lopes, que faleceu em 2010 aos 66 anos.

A minibiografia sobre o homenageado diz que Luiz Gonzaga Lopes nasceu em 20 de setembro de 1943, sendo o quarto filho de Cipriano Lopes Neto e Anunciada Lopes de Medeiros. Na infância e adolescência, residiu nos sítios Porta d'Água e Barra Azul, o qual recebeu de herança após os falecimentos precoces dos pais, a mãe em 1960 e o pai no ano seguinte. 

Daí em diante, Gonzaga, como era mais conhecido no município, passou a se dedicar à agricultura e à pecuária, de onde tirava todo o sustento e terminar de criar os irmãos. Casado com Marisa Gomes Fernandes, teve três filhos - Ana Cristina, Cipriano e Luiz Carlos Gomes Lopes.

De acordo com a familia e os próprios amigos, Gonzaga gostava de usar chapéu ou boné, relógio digital de pulso, de um rádio portátil para ouvir as notícias e com freqüência usava uma calculadora para avaliar os custos da vida diária. Também apreciava caminhar e andar a cavalo. Inclusive, era um grande admirador dos esportes, como futebol, boxe, corrida de F1 e o esporte dos vaqueiros, a histórica vaquejada.

Gonzaga dizia, costumeiramente, que "vivia da terra como minhoca", fazendo referência a vida rural, as dificuldades e alegrias que os sertanejos enfrentam.No dia 12 de fevereiro de 2010, ocorreu seu falecimento, após uma inesperada complicação de saúde.

Nenhum comentário: