quinta-feira, 11 de maio de 2023

"Novinho" sanciona mini reforma administrativa sob protesto da oposição

O  prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB) sancionou a Lei nº 979/2023 que reorganiza a estrutura administrativa do Executivo, alterando a lei nº 622/2009 e ainda a lei nº 967/2022, que estima a receita e fixa a despesa do município de Cerro Corá para o exercício financeiro de 2023.

Com isso, o prefeito "Novinho" cria a pasta de Cultura e Turismo, desmembrada da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, enquanto a pasta que cuida do ensino passa a se chamar apenas Secretaria Municipal de Educação.

Também está sendo criada a Secretaria Municipal de Transportes, desmembrada da pasta das Obras Públicas, que passa a ser denominada de Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo.

A mini reforma administrativa foi aprovada na Câmara Municipal por quatro votos a dois, mas a oposição alegava que o Regimento Interno prevê a necessidade de cinco votos, maioria absoluta da Casa, para poder ir à sanção do Poder Executivo.

Além de focar recursos nas áreas de Turismo e Cultura, que terá mais autonomia para destinar recursos, por exemplo, no Festival de Inverno que ocorre desde 2003, a mini reforma vai permitir a "Novinho" a acomodação de aliados políticos, como o presidente municipal do PP, João Marcelo Pereira, que atualmente exerce o cargo de coordenador municipal de Turismo e passaria a titularidade da nova pasta.

4 comentários:

Anônimo disse...

O primeiro festival de Inverno foi em 2003 e não em 2002.

Anônimo disse...

Terra sem Lei, presidente da Câmara não cumprindo Regimento, imagina o prefeito

jornal da grande natal disse...

Afinal de contas quem está certo neste negócio do regimento interno?

Anônimo disse...

Quando uma decisão é apenas para cumprir compromissos eleitoreiros, dá nisso. De onde virá a receita para gerir as novas pastas? Pelo que se sabe, o turismo e o desporto sempre "pegaram carona" na educação para executar suas atividades. Cerro Cora deve estar muito bem com a sua arrecadação própria... Parabéns à gestão e ao legislativo pela nítida falta de planejamento.