terça-feira, 30 de maio de 2023

Antropólogo Luiz Assunção lança livro sobre religiosidade afro-brasileira

 

Capa do livro a ser lançado na noite deste dia 30
O professor universitário e escritor Luiz Assunção lança, às 18 horas desta terça-feira (30)l na Galeia Newton Navarro (Capitania das Artes), o livro "Egbé: ancestralidades, articulações e patrimônio".

Professor do Departamento de  Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Luiz Assunção informa) em seu blog, que a obra "é fruto do trabalho acadêmico realizado no âmbito da pós-graduação e dos encontros etnográficos das pesquisadoras e pesquisadores com as religiões afro-brasileiras e coletivos culturais da capital e Região Metropolitana de Natal (RMN).

Luiz Assunção, que tem raízes familiares em Currais Novos, Cerro Corá, onde residiu quase toda a infância, e Santana do Matos, explica que a publicação reúne textos de pesquisadores – entre os quais religiosos (babalorixá, juremeiro, ogã, yawó, abiã) –, com formação e atuação nas Ciências Sociais, que produzem conhecimentos sobre temas ligados às religiões afro-brasileiras.   

"A intenção foi produzir uma publicação com registro das experiências etnográficas e as reflexões possíveis desses encontros, procurando abarcar as narrativas de vida de lideranças religiosas e suas ancestralidades,  as concepções ritualísticas e suas práticas cotidianas, a trama dos conflitos e negociações, a agência dos diferentes sujeitos, as relações políticas constituídas, as questões referentes à intolerância religiosa, a produção do patrimônio arquitetônico religioso, as expressões simbólicas religiosas nas festas, danças, no corpo em performance", diz o blog do antropólogo.

A arte da capa foi produzida por José Clewton do Nascimento a partir de fotografia de Luiz Assunção do Centro Humilde de Caridade São Lázaro (bairro das Quintas, Natal-/N). A edição é um trabalho da Caravela - Selo Cultural (Natal/RN).

A publicação do livro foi aprovada pela Seleção Pública nº 05/2022 – Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas 2022 –, promovida pela Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) da Prefeitura Municipal do Natal. 


Nenhum comentário: