quinta-feira, 20 de maio de 2021

A primeira vez do GPK no “Matutão” (I)

Quadro político no triênio 70/72 favorece entrada do Grêmio na competição

Everaldo Lopes (acima de óculos) cm 1971 com Pelé

Por José Vanilson Julião
H
á 50 anos aconteceu a primeira edição, mas o cinqüentenário da final ocorre em janeiro do próximo ano. Após a decisão do campeonato amador promovido pelo DIÁRIO DE NATAL, Centenário 2 x 1 Macaíba (domingo, 09/1/1972), começa o preparativo do interiorano no ano do Sesquicentenário (150 anos) da Independência.

A reunião, 17 dias após a final em Pau dos Ferros, sábado, 26, na sede do jornal, na Avenida Deodoro (Petrópolis), decide a comissão organizadora: diretor DN Luiz Maria Alves (presidente), João Felismino da Silva (João Neto), Everaldo Lopes Cardoso, Aluísio Menezes de Melo (presidente do Conselho Regional dos Desportos), Afonso Laurentino Ramos e Ney Lopes de Souza (representante do governo estadual). Determina a primeira fase e a classificações de duas equipes por grupo. A adesão do apoio das prefeituras é baseada em ofício circular aos gestores municipais.

A participação do Grêmio Presidente Kennedy terminou acontecendo pelos desdobramentos políticos anteriores. Em 30 de novembro de 1970 fora eleito prefeito o contabilista Manoel Antunes de Melo, tendo como vice o comerciante e vereador José Julião Neto.

Ambos filiados da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação ao governo militar, como contraponto ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no sistema  politico bipartidário. A posse acontece no sábado, 31 de janeiro de 1971. Na mesma data outros 61 prefeitos e vices foram empossados no Rio Grande do Norte (55 da Arena e sete do MDB)

Em 31 de outubro Manoel Antunes acaba impedido pela Câmara de Vereadores sob a denúncia de irregularidade administrativa, entre elas creditar e sacar 23 mil cruzeiros em conta pessoal na agencia do Banco do Brasil de Currais Novos (05 de julho), quantia destinada as construções de duas escolas, uma no sítio Divisão e outra em Boa Vista II. Não construídas, conforme visita in loco do inspetor federal Franklin Ferreira de Carvalho.