segunda-feira, 13 de abril de 2020

Traço histórico da politica de Cerro Corá I


Família Pereira em peso apoia o governador José Varela
Dissidência pessedista se alia com udenistas para eleger o mossoroense Dix-Sept Rosado

Por José Vanilson Julião

José Varela (de óculos) discursa ao lado do desembargador curraisnovense Tomas Salustino, recebeu apoio maciço da familia Pereira, na campanha eleitoral de 1950, e foi derrotado pelo mossoroense Dix-Sept Rosado para o governo do Estado
O “Diário de Natal” (13/3/1950) noticia, na noite da mesma data, o banquete oferecido ao governador José Augusto Varela, que, na ocasião discursa e dá pormenores que levaram à cisão o Partido Social Democrata (PSD) e a conseqüente aliança com a União Democrática Nacional (UDN).
Antecedem à fala do chefe do Poder Executivo os oradores: o deputado federal José Augusto Bezerra de Andrade (pela União Democrática Nacional), o prefeito  de Natal, Claudionor Telógio de Andrade e o deputado Manoel Varela de Albuquerque (representa a dissidência do Partido Social Democrático).
O jornal da cadeia Associada publica extensa lista das personalidades que aderiram às homenagens ocupando quatro colunas de um total de seis do jornal. Entre elas o ex-governador Juvenal Lamartine de Faria, deputados José Gonçalves, João da Mata, Aderson Dutra, Walter Wanderley, Alfredo Mesquita Filho e José Xavier da Cunha.

A delegação de Cerro Corá (ainda distrito do município de Currais Novos) demonstra força, influência e poder na política estadual: Tomaz Pereira de Aráujo e os filhosManoel Wilson, Francisco Edson e Clidenor. De Currais Novos: Vivaldo, pai, e filho, José Cortez, além de Aproniano e o filho Radir, Laurentino e Joventino. De São Tomé o irmão e tio Rainel, mais Pedro Pereira.

De Santana dos Matos Joel Assunção. A partir das 20h30 a Rádio Poti transmite o esperado encontro político formal direto do grande salão do Aero Clube (Tirol).

Nenhum comentário: