domingo, 12 de abril de 2020

Brasileiro é o mais ansioso do mundo, diz Attalya Félix


Arijorio Félix em momento de descontração com a filha e neurocientista Attalya Félix em Manaus (AM)
A neurocientista Attalya Félix explica que
para se informar, as pessoas devem  dar  preferência a veículos que trazem especialistas com informações técnicas sobre a pandemia de coronavirus . "E mesmo se tratando de notícias qualificadas, não as procure constantemente. Dê uma olhada no noticiário por um período limitado de tempo, uma ou duas vezes por dia para checar as diretrizes gerais que o Estado dá à população por orientação dos órgãos de saúde", diz.

No entanto, segundo a neurocientista cerrocoraense, vale ressaltar, que, "enquanto para a maioria de nós o medo é suportável, para quase 10% da população brasileira ele é uma ameaça maior que o próprio vírus. Há aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros com ansiedade segundo relatórios da OMS, uma condição mental que só não é menos incapacitante que a depressão.”

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, onde pelo menos 4 milhões de pessoas carregam algum transtorno obsessivo compulsivo. E para essas pessoas, focar em notícias na maior parte do seu tempo (sejam elas fakes ou não), não é uma boa pedida. É preciso procurar maneiras em manter a saúde mental durante o período de quarenta.

E para isso, Attalya dá algumas dicas: “Para mantermos nossa saúde mental nos tempos do COVID-19 é preciso manter uma rotina de exercícios físicos (mesmo que dentro de casa), tomar banho de sol diariamente, descansar e manter uma alimentação saudável. Isso você já deve ter ouvido muito, mas também é muito importante desprezar as notícias alarmantes dos grupos de Whatsapp.

E completou: "Se você conhece alguém que sofra de depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo ou qualquer outra condição mental, combine com essa pessoa check-ins em horários regulares, avalie em cada check-in se esta pessoa está tendo um comportamento estranho, se há indícios da permanência daquele medo excessivo ou qualquer outra atitude que possa prejudicar essa pessoa. Coragem, solidariedade e cautela são as melhores armas para manter a mente sã nas próximas semanas.”.


Fonte - Behup

Nenhum comentário: