domingo, 12 de abril de 2020

Novo boletim da Sesap traz explicações por morte de criança em Cerro Corá


Trecho explicativo do boletim epidemiológico sobre a morte de criança em Cerro Corá 
A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) soltou boletim epidemiológico sobre o quadro de contaminação por novo coronavirus em Natal e no interior do Estado, neste domingo (12), trazendo informações sobre o caso da morte por Covid-19 de uma criança de 1 ano e sete meses, ocorrida na manhã da sexta-feira (10), com resultados de exames laboratoriais confirmados na tarde do sábado (11). A morte da criança pelo coronavirus foi a primeira na região do Seridó.


Segundo o boletim da Sesap, o caso de Cerro Cora “divulgado anteriormente como descartado”, foi corrigido no sistema Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, “sendo este confirmado para Covid-19, pois o laudo anteriormente informado no sistema, havia sido identificado de exame realizado no mês de janeiro, no qual havia sido identificado outro vírus respiratório detectado”.

A própria secretária municipal de Saúde, Célia Guimarães, havia explicado em live na tarde do sábado (11), que ela mesmo detectou o equivoco da vigilância epidemiológica estadual, que tinha divulgado a morte da criança, mas apresentava um laudo de janeiro, foi aí que se comunicou com as autoridades de saúde para retificar a informação, que confirmou a contaminação da criança por Covid-19, vez que o laudo divulgado inicialmente, versava sobre o resultado de exames que detectaram, em janeiro deste ano, infecção por Influenza B.


Em Bodó, são oito casos suspeitos e um descartado, com taxa de 355.6 casos por 100 mil habitantes, bem superior a Cerro Corá, que também conta com oito casos suspeitos e descartado, mas a taxa de incidência é de 7.,6/100.000 hab. 


Já em Currais Novos são 14 casos suspeitos de contaminação por coronavirus e sete descartados. A taxa é de 31.3 por 100 mil habitantes. Segundo a Sesap, em Lagoa Nova são seis casos suspeitos e nenhum descartado, com taxa de 3.8/100.000 hab, enquanto em Santana do Matos, há um caso suspeito, sem descarte. Taxa de 7.7/100.00 hab.

Nenhum comentário: