quinta-feira, 16 de abril de 2020

Primórdios do futebol em Cerro Corá VIII


Cerro Corá Futebol Clube na primeira competição oficial

 
Agremiação distrital abre torneio início do inédito campeonato municipal em 1949


Por José Vanilson Julião


Depois de dois amistosos – uma vitória (1 x 0 Potengi) e uma derrota (1 x 3 Seridó) – no segundo semestre de 1948 o Cerro Corá FC abre a temporada do ano seguinte em competição oficial.

Na mesma data em que a Federação estadual marca o torneio início do campeonato potiguar, a Liga curraisnovense programa a abertura da competição municipal para a tarde do domingo (1/5).

No torneio inaugural dominical, com jogos eliminatórios, em disputa a “Taça João Alencar”, doada pelo industrial controlador da mina São Francisco, patrocinadora do clube amador homônimo.

Antes dos jogos acontece o desfile das equipes no Estádio Paulo Heroncio de Melo. O pontapé inicial cabe ao comerciante e “coronel” Aproniano Pereira de Araújo.

A tabela, por sorteio, determinou a seqüência: Brejuí x Cerro Corá, Potiguar x São Francisco, Seridó x vencedor do primeiro jogo e vencedor do segundo x vencedor do terceiro.
O "Diário de Natal" relata na sua edição dominical, que "o torneio está fadado a se constituir numa indiscutível atração para os esportistas de Galvanópolis, sempre ávidos por um bom espetáculo de futebol".

Nenhum comentário: