quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Caern faz manutenção e troca filtros na adutora Serra de Santana*


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está abrindo licitação para realizar melhoramentos no sistema de filtros da estação de tratamento de água do sistema adutor Serra de Santana. O objetivo é garantir a qualidade da água distribuída para seis cidades e áreas rurais de mais três municípios abastecidos pela Adutora Deputado Aristófanes Fernandes. A licitação na modalidade tomada de preços, está marcada para o dia 8 de setembro. A Caern está investindo R$ 40 mil, em recursos próprios, e tem prazo de conclusão de 60 dias, após a expedição da ordem inicial de serviços.

O gerente de Qualidade da Água e Meio Ambiente da Caern, químico Afonso Holanda, adianta que o serviço a ser executado no sistema de filtros daquela adutora, visa manter a qualidade da água distribuída, obedecendo criteriosamente a Portaria 518/04, do Ministério da Saúde, que estabelece percentuais visando garantir os padrões de potabilidade da água para o consumo humano. Ele explica que são os filtros que impedem a passagem de impurezas e eles precisam estar em bom estado de conservação para evitar danos à saúde do consumidor.

O Sistema Adutor Serra de Santana abastece cerca de 47mil pessoas, nas cidades de Florânia, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Bodó, além de 178 comunidades rurais desses municípios  e em Santana do Matos, Cerro Corá e Jucurutu. Ele é composto de três estações elevatórias, estação de tratamento que será ampliada, 203 quilômetros de tubulação, sendo 63 quilômetros de adutora e 140 quilômetros de sub-adutoras, distribuindo 500 mil litros de água por hora.

*Informação da Assessoria de Comunicação da Caern

Nenhum comentário: