terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quem foi Cláudio José de Maria *

Cláudio José de Maria nasceu em 27 de julho de 1927, em Cerro Corá, os pais foram Antônio das Neves de Maria, um viajante e "tropeiro", como se dizia na época e Ana Galdino de Jesus.  O homenageado faleceu aos 66 anos, em 20 de novembro de 1993, e atualmente, é nome de rua no conjunto Vale Dourado, na Zona Norte de Natal, onde ficou conhecido como escultor e artista popular, tendo exposto suas peças por duas ocasiões, na Festa do Boi, que anualmente é realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O pai Antonio Neves, segundo biografia apostada ao projeto de lei que tramitou na Câmara, transportava sal em lombo de jumento, de  Mossoró para Cerro Corá. Cláudio, apesar das dificuldades daquele tempo, aprendeu a ler e a contar, tendo frequentado os primeiros anos de escola, na vizinha Bodó.

Já na quarta série do antigo primário, no Sítio Condessa, em Cerro Corá, observou e aprendeu como tio Francisco Raquel, a arte de "tornear". Aos 14 anos, depois de dedicar-se aos ofícios de carpinteiro e de artesão, construíram o primeiro instrumento de trabalho, um torno, com o irmão José Amaro. Com 19 anos conheceu a jovem Maria do Carmo Gomes casou – se e construiu sua família, de 15 filhos.

Após passar a residir em Ipueiras, cedeu uma pequena parte de sua propriedade para a construção de um "campo de bola" para a juventude, que foi herdada por "Manoel de Cláudio".

Em virtude de sua criatividade como artesão, Cláudio José de Maria atuou como monitor no escritório municipal da Emater. Solidário, não foram poucas as vezes que cedia a cisterna cheia de água de sua residência, para  mitigar, em períodos de seca, a sede dos moradores de Ipueiras.

 * Com informações da lei sancionada pelo Poder Executivo

3 comentários:

Paula Ramona disse...

Que Lindo... a história do meu avó... Vou me dá ao luxo de publicar no meu blog tbm, por favor....
www.familiasilvademaria.blogspot.com
Obrigada.....

José Valdir Julião disse...

Fique à vontade, através de seu comentário, é que pude acessar o seu blog e fiquei sabendo que segue o Cerro Corá News.

Muito obrigado pela deferência e atenção ao blog...

Frei Junior Capuchinho disse...

Verdadeiramente, ele foi um grande homem! Seu neto, Frei José Martins Teixeira Junior.