terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Santana do Matos e São Tomé recebem novas viaturas da PM

Mapa dos municipios que receberam viaturas para as Policias Civil e Militar
Santana do Matos e São Tomé estão entre os municípios do Rio Grande do Norte que receberam, nesta terça-feira (21), as 65 novas viaturas para as Polícia Civil e  Militar. Com recursos provenientes de convênio entre os governos estadual e federal, os veículos representam um investimento de R$ 3,6 milhões - são 50 Renault Duster destinados à Polícia Civil e seis Volkswagen Gol para a atuação da Polícia Militar no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

As viaturas foram entregues no pátio da Escola de Governo em Natal, no Centro Administrativo em Natal. Aa governadora Fátima Bezerra disse que desde o início da gestão, em janeiro de 2019, a segurança pública é tratada como prioridade e vem recebendo novos investimentos: "Colhemos bons resultados já no primeiro ano. Tivemos redução de 26,3% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CLVIS), que resultou em 517 vidas salvas em relação aos casos registrados em 2018", destacou. 

Goverrnadora Fátima  Bezerra disse que segurança é tratada como prioridade desde o início de sua gestão em 2019

Viaturas Duster Renault e Gol Volkswagen vão servir as Policias Civil e Militar do RN (fotos - Sandro Menezes
Fátima Bezerra também citou as reduções de 21% no roubo de veículos, de 70% nos assaltos a bancos e 30% nos feminícídios. “Tudo isso é trabalho feito com abnegação e dedicação por uma equipe muito preparada e competente", declarou a governadora.

A governadora também se referiu ao controle implantado no sistema prisional. "Criamos uma secretaria específica, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), que está fazendo um trabalho extraordinário, inclusive com ações visando a ressocialização dos internos. E vamos cada vez mais promover a redução da criminalidade e da violência. Ações como a de hoje melhoram as condições de trabalho e dão dignidade aos operadores do sistema de segurança. Temos consciência de que estamos no caminho certo. Os resultados já alcançados provam isso", afirmou a chefe do Executivo.

Fátima Bezerra lembrou os investimentos em diárias operacionais, que apenas na atual Operação Verão (meses de janeiro e fevereiro) representam R$ 6 milhões, a reestruturação das carreiras dos policiais militares e dos bombeiros, a contratação 127 novos policiais penais concursados e o início do curso de formação de mil novos policiais militares concursados.

A delegada geral de Polícia Civil Ana Cláudia, disse que "é com satisfação que recebemos essas viaturas para 27 cidades em todo o RN. São 24 delegacias no interior e 23 em Natal. O Governo está renovando a nossa frota que tem muitos veículos ainda do ano de 2012, em condições precárias. Agora temos melhora nas condições de trabalho da polícia investigativa, reforçando o nosso trabalho que em 2019 fez do RN um dos quatro Estados que mais reduziram violência no país”.

Coordenadora do Proerd, a major Soraia Castelo Branco considerou que os seis novos veículos tipo Gol "permitirão melhor deslocamento em todo o estado dos policiais instrutores na missão de prevenção ao uso de drogas junto às crianças e jovens”.

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, coronel Francisco Araújo, acrescentou que o trabalho de prevenção realizado pelo Proerd evita que crianças e adolescentes caiam no mundo das drogas. "Já são 89 veículos novos entregues à Polícia Civil. São veículos pagos com recursos da União e do Governo do Estado, o que mostra o compromisso da gestão com todo o sistema de segurança pública”, disse.

Nenhum comentário: