Informativo sobre o município de Cerro Corá, no Rio Grande do Norte, Brasil, as suas origens e seu povo.
terça-feira, 4 de novembro de 2025
Luciano volta a se pronunciar sobre retirada de verba para obras da RN-203
Crise d'água leva Maciel Freire a Brasilia
O prefeito de Cerro Corá, Maciel dos Santos Freire (MDB), viajou a Brasília, onde fica até sexta-feira (7), para participar de reunião com deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte visando o fomento de recursos para investimentos no Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Serra de Santana (Conisa) e regularizar o abastecimento de água para a população da zona rural.
Antes da viagem, o prefeito "Maciel de Doca", como é conhecido, informou que a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, já abriu o cadastramento de famílias que em função da estiagem, precisam de abastecimento d'água por carro-pipa. Além de um caminhão da própria prefeitura e de oito veículos contratados pelo governo federal por intermédio do Exército, o Executivo municipal contratou mais cinco caminhões, totalizando 14 carros-pipa para atender a população rural de água potável.
Inicialmente,. a Prefeitura de Cerro Corá está investindo R$ 190,17 mil para abastecer de 500 carradas - a 8 mil litros de água a carrada, à Serra de Santana e o Sertão, respectivamente.
segunda-feira, 3 de novembro de 2025
Luciano Santos afirma que senadores não priorizam "Estrada da Produção"
![]() |
| Luciano Santos explica trava em emenda para estrada Cerro Corá-São-São Tomé |
Ex-prefeito alega que Zenaide Maia
contingencia 50% do valor de emenda
O secretário estadual de Assuntos Federativos, Luciano Silva Santos, informou por ocasião de entrevista a uma rádio de Currais Novos, nesta segunda-feira (3), que o edital da segunda etapa das obras da “Estrada da Produção” que liga Cerro Corá a São Tomé, não foi publicado, ainda, porque o governo do Estado não tem autorização da Caixa Econômica.
Luciano Santos, que foi prefeito de Lagoa Nova por oito anos, disse que a Caixa não autorizou, porque “a emenda da bancada não foi priorizada”.
Santos acusa os senadores Styvenson Valentim (PSDB), Rogério Marinho (PL) e Zenaide Maia (PSD), que “hoje estão com assentos, de não priorizarem ainda esse recurso”.
O secretário de Assuntos Federativos do governo Fátima Bezerra (PT) fala da existência de um ofício emitido pela senadora Zenaide Maia, “pedindo o contingenciamento de 50% desse valor, ou seja, 12 milhões e alguma coisinha, tirando dos R$ 23,5 milhões para contribuir para os municípios de interesses deles”.
“Então, estou dizendo em primeira mão, publicamente. Ninguém está sabendo disso. Mas eu sou a pessoa que é o seguinte, eu estou secretário, nomeado pela governadora, mas o meu interesse é a Serra de Santana e, consequentemente, Lagoa Nova”, prosseguiu Santos.
O ex-prefeito finalmente declarou: “Tudo o que afeta Lagoa Nova, não ficarei calado. Pode até me exonerar, não tem problema. Eu não posso ficar calado, porque eu tenho um compromisso vitalício com Lagoa Nova”.
segunda-feira, 27 de outubro de 2025
Prefeito anuncia que não haverá festa dos 72 anos de emancipação em dezembro
O prefeito Maciel dos Santos Freire (MDB) anunciou, nas redes sociais, que em virtude da seca comprometer o abastecimento de água da população, sobretudo da zona rural, não realizará os festejos em comemoração aos 72 anos de emancipação política de Cerro Corá, em 11 de dezembro.
Maciel Freire destacou o seu compromisso com a cultura, o lazer e o turismo do município - "prova disso foram os grandes eventos que já realizamos este ano, a exemplo, o Carnaval, o São João e o Festival de Inverno, que foi o maior da história de Cerro Corá, porém, estamos enfrentando uma seca severa, conforme o Decreto 34.946 do Governo do Estado, que reconhece essa situação de emergência".
Recursos garantem abastecimento d'água da população rural
O prefeito disse que "diante desta realidade, tomou uma decisão difícil, porém responsável e necessária. Não realizaremos a festa de emancipação política deste ano".
Freire falou da importância da festa festa de emancipação de Cerro Corá, que até 1953, era distrito de Currais Novos, porque "movimenta o comércio, valoriza os artistas e reúne o nosso povo", mas os recursos que seriam destinados para essa festividade "serão direcionados para áreas essenciais, como abastecimento de água, através da contratação carros-pipas".
Morre Raimundo, irmão do saudoso Bibi Ferreira
![]() |
| Raimundo Ferreira de Lima |
Faleceu em Cerro Corá o agricultor Raimundo de Lima, 77 anos, irmão dos saudosos Bibi Ferreira e Geraldo Gomes de Lima, o "Geraldão" e Rita, além de José e Rosinha.
O velório do corpo de "Raimundão", como era conhecido, ocorrerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, rua Capitao Florêncio, em Cerro Corá. O sepultamento está previsto para as 7h30 desta terça-feira (28), no cemitério público São João Batista.
Raimundo enfrentava problemas de saúde e sofreu infarto.
Nascido em 23 de maio de 1948, era filho de José Ferreira de Lima, seu "Duda" e Corina Gomes da Silva.
domingo, 26 de outubro de 2025
Maria Júlia, 14 anos, é ouro no salto triplo em João Pessoa
![]() |
| Edilson Oliveira e Maria Júlia comemoram ouro em João Pessoa |
![]() |
| Resultado do salto triplo feminino no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub 16 |
quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Maciel Freire participa do 4º Smart Cities no RS
quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Morre dona "Nenzinha", mãe do ex-vereador "Aldin" e do professor Zenóbio
![]() |
| Josefa Maciel (+1939 + 2025) |
Morre aos 86 anos Josefa Maciel de Souza, dona Nenzinha, professora aposentada do distrito de Recanto, víúva do saudoso Geraldo Simplício, era mãe do professor universitário José Zenóbio de Souza, radicado no Maranhão desde os anos 80 e do ex-vereador Francisco Aldo Maciel, o "Aldin", além dos irmãos Albani, Aldemir, Auta, Aparecida, Paulo Adrimário e Paula. Residia na rua Sérvulo Pereira, centro de Cerro Corá.
O corpo de dona Nenzinha está sendo velado na casa paroquial ao lado da igreja de São João Batista, onde às 16 horas desta quinta-feira (23) ocorre missa, em seguida segue para sepultamento no cemitério São Joaquim, no bairro Tancredo Neves.
A família aguarda a chegada de José Zenobio de Souza, que vem de São Luiz (MA) com os filhos.
Iluska Matos leva "Uma Viagem Artística" à Biblioteca Municipal
![]() |
| Iluska Matos expõe obra na Biblioteca Vivaldo Pereira |
A artista plástica e pintora Iluska Matos convida o público a mergulhar em sua obra com a exposição "Iluska Matos: Uma Viagem Artística", que estará em cartaz na Biblioteca Municipal Vivaldo Pereira, situada na rua São João, centro de Cerro Corá.
A mostra acontece nos dias 22, 23 e 24 (quarta, quinta e sexta-feira), com um cronograma de visitação abrangente.
Horários da Exposição
Quarta-feira, 22:
* Tarde: das 14h às 17h
* Noite: das 19h30h às 21h
Quinta-feira, 23:
* Manhã: das 8h às 10h30h
* Tarde: das 14h às 17h
Sexta-feira, 24:
* Manhã: das 8h às 10h30h
* Tarde: das 14h às 17h
Estudante de licenciatura em Letras (Português e Inglês) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a artista cerrocoraense fez um convite especial em suas redes sociais, chamando todos a visitarem sua exposição. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do RN, PNAIS e da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Cerro Corá.
terça-feira, 21 de outubro de 2025
Idema promove audiências públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras
![]() |
| Ambientalistas debatem criação de refúgio para araras (foto - Jorge Dantas) |
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está convidando órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, representantes dos setores produtivos e comunidade em geral, para participarem das audiências públicas de apresentação e discussão da proposta de criação da Unidade de Conservação estadual a ser denominada Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras, com área proposta de 12.367,81 hectares distribuídos nos municípios de Cerro Corá, São Tomé e Currais Novos/RN.
De acordo com o diretor técnico do Idema, Thales Dantas, a iniciativa busca proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável na região. “A concepção desta Unidade de Conservação de Proteção Integral pretende promover o turismo ecológico, bem como diversas outras atividades, contribuindo para o avanço social, cultural e econômico da região”, destacou o gestor.
“A Caatinga é o principal bioma do Rio Grande do Norte e merece toda a nossa atenção e esforços para a sua conservação. O Refúgio da Vida Silvestre é mais um instrumento para proteger a biodiversidade e fomentar o turismo sustentável potiguar”, completou Thales Dantas.
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 11 Unidades de Conservação sob a administração do Idema. Dúvidas e sugestões sobre a criação do REVIS Serra das Araras podem ser encaminhadas para o e-mail: revisserradasararas@idema.rn.gov.br
A proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras será apresentada aos participantes e, em seguida, será aberta uma sessão de perguntas e respostas.
Agenda de audiências
30 de outubro de 2025
Local: Câmara de Vereadores do Município de Currais Novos, rua Vivaldo Pereira de Araújo, nº 173
Horária: 14 horas
31 de outubro de 2025
Local: Auditório Municipal Professora Francisca Iranilda da Silva, em São Tomé, rua Florêncio Luciano.
Horário: 14 horas
10 de novembro de 2025
Local: Câmara de Municipal de Cerro Corá, praça Tomaz Pereira, Nº 11
Horário: 14 horas
Fonte - D.O.E
domingo, 19 de outubro de 2025
Hozani: "Aprendi receita de chouriço com 12 anos"
![]() |
| Chouriço do "niver" de "Bala" é distribuído com a família e amigos |
Dona Hozani Cavalcante reside em Assu desde os anos 90, na esteira da irmã Maria Aldenora Cavalcante, que saiu de Cerro Corá em 1965, em virtude de transferência do emprego na antiga Fundação Sesp e da filha Maria Lúcia Soares, que seguiu para concluir o ensino básico naquele município.
Ela disse que aprendeu fazer chouriço aos 12 anos, quando residia no sítio Saquinho, município de São Tomé, com os pais José Julião Filho e Ana Anacleta de Assunção.
![]() |
| "Bala" não deixa receita da mãe cair no esquecimento |
"Meu pai gostava de comer chouriço e chamou dona Zefinha Medeiros (mãe de Maria Anunciada, esposa do tio Altino Cavalcante) pra fazer, passou uma semana comendo", contou.
Depois de migrar do sítio São Boa Ventura (São Tomé) para Cerro Corá, no fim da década de 60, dona Hozani passou a fabricar chouriço para vender e ajudar na renda familiar. "Nunca precisei sair pra vender, as pessoas vinham pegar em casa", disse ela, que conseguia latas vazias de manteiga da padaria do irmão José Julião Neto para colocar o chouriço: "Era lata de 1 quilo".
Dona Hozani Cavalcante mantém tradição do chouriço
Filho "Bala" comemora aniversário todo ano com iguaria sertaneja
![]() |
| Dona Hozani Cavalcante mostra como se mexe o chouriço |
Mel de 45 rapaduras, 1 litro de sangue de porco e graxa suina, essa é a receita básica do chouriço de Maria Hozani Cavalcante, 89 anos, que para ganhar mais sabor e agradar o paladar de quem aprecia essa iguaria nordestina, acrescenta-se outros ingredientes, como pimenta, erva-doce, cravo, gengibre e canela, além de farinha para dar mais firmeza.
Para manter a tradição, o filho Francisco Soares Cavalcante, o "Bala", apelido que recebeu na infância no sítio São Boa Ventura (São Tomé), sempre comemora seu aniversário em Cerro Corá mexendo por sete horas o caldo do melaço até sair o chouriço ao lado de irmãos, primos, amigos mais chegados, como ocorreu no sábado (18), na casa de campo da irmã Raimunda Lucimar Soares Guimarães, na Serra de Santana.
A fervura do melaço começou por volta das 7 horas e foi até o meio da tarde do sábado, enquanto ocorria o revezamento na colher de pau, outros jogavam baralho, o "rami", uma forma de "buraco", ou tomavam "pinga" e cerveja com carne e costela de porco assado.
Tudo para comemorar os 70 anos de "Bala", segundo filho mais velho da prole de dona Hozani e do saudoso Antônio Soares.
Falece "Maria de Nininha"
![]() |
| "Maria de Nininha" |
Faleceu em Cerro Corá, aos 87 anos, Maria de Lourdes Gomes, mãe do servidor público municipal Rosilande e Fátima, com quem residia na comunidade Baixa da Floresta, na Serra de Santana.
"Maria de Nininha", assim conhecida na cidade, por ter residido muitos anos em companhia da saudosa Maria dos Anjos Félix, "Nininha", na rua Monsenhor Paulo Herôncio de Melo.
O sepultamento do corpo de Maria de Lourdes ocorreu na manhã deste domingo (19), no cemitério de São João Batista.










