terça-feira, 4 de novembro de 2025

Luciano volta a se pronunciar sobre retirada de verba para obras da RN-203



O secretário estadual de Assuntos Federativos, Luciano Santos, faz algumas correções em seu pronunciamento da segunda-feira (3), a respeito do contingenciamento de verbas para as obras da "Estrada da Produção" - no trecho da RN-203 entre Cerro Corá e São Tomé, que liga a Serra de Santana à Região do Potengi, encurtando em pelo menos 50 km a distância para Natal.

"Mencionei o ofício circular nº 68/2025 emitido por órgãos do Planalto. Esse documento determinou o contingenciamento de mais de R$ 12,2 milhões por bancada, atingindo diretamente a "Estrada da Produção, alguns membros da bancada se manifestaram favoráveis a esse bloqueio, entre eles a senadora Zenaide Maia PSD). Na entrevista, o contexto acabou passando a impressão de que havia um ofício individual da senadora, mas o correto é dizer que houve um manifesto favorável ao contingenciamento integral do valor destinado exclusivamente à "Estrada da Produção".

O ex-prefeito de Lagoa Nova continua: "Mencionei os outros senadores e, ao final, a bancada federal como um todo, justamente para reforçar a necessidade de que nenhum contingenciamento atinja as obras da estrada. A proposta da bancada previa mais de R$ 23 milhões de reais, valor necessário para que a licitação fosse autorizada pela Caixa Econômica Federal e para que a conclusão da obra ocorresse plenamente". 

"Não estou aqui para personalizar cobranças, minha crítica é dirigida à bancada federal como um todo, que escolhe por votação o valor destinado. A "Estrada da Produção" é uma obra estratégica e um sonho secular para a Serra de Santana e todo o interior", disse ele.

Para concluir, Santos declarou que "ao mesmo tempo, os municípios dependem das emendas para manter serviços e políticas públicas essenciais. Por isso, peço que haja sensibilidade e diálogo, que se busque uma solução equilibrada que garanta a continuidade da estrada sem sacrificar os repasses municipais". 



Nenhum comentário: