terça-feira, 21 de outubro de 2025

Idema promove audiências públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras

Ambientalistas debatem criação
de refúgio para araras (foto - Jorge Dantas)

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está convidando órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, representantes dos setores produtivos e comunidade em geral, para participarem das audiências públicas de apresentação e discussão da proposta de criação da Unidade de Conservação estadual a ser denominada Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras, com área proposta de 12.367,81 hectares distribuídos nos municípios de Cerro Corá, São Tomé e Currais Novos/RN.

De acordo com o diretor técnico do Idema, Thales Dantas, a iniciativa busca proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável na região. “A concepção desta Unidade de Conservação de Proteção Integral pretende promover o turismo ecológico, bem como diversas outras atividades, contribuindo para o avanço social, cultural e econômico da região”, destacou o gestor.

“A Caatinga é o principal bioma do Rio Grande do Norte e merece toda a nossa atenção e esforços para a sua conservação. O Refúgio da Vida Silvestre é mais um instrumento para proteger a biodiversidade e fomentar o turismo sustentável potiguar”, completou Thales Dantas.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 11 Unidades de Conservação sob a administração do Idema. Dúvidas e sugestões sobre a criação do REVIS Serra das Araras podem ser encaminhadas para o e-mail: revisserradasararas@idema.rn.gov.br

A proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras será apresentada aos participantes e, em seguida, será aberta uma sessão de perguntas e respostas.

Agenda de audiências

  • 30 de outubro de 2025

  • Local: Câmara de Vereadores do Município de Currais Novosrua Vivaldo Pereira de Araújo, nº 173

  • Horária: 14 horas


  • 31 de outubro de 2025

  • Local: Auditório Municipal Professora Francisca Iranilda da Silva, em São Tomé, rua Florêncio Luciano. 

  • Horário: 14 horas


  • 10 de novembro de 2025

  • Local: Câmara de Municipal de Cerro Corá, praça Tomaz Pereira, Nº 11

  • Horário: 14 horas

Fonte - D.O.E

3 comentários:

Anônimo disse...

Já tivemos audiência no município sobre esse tema, muito relevante para a preservação da biodiversidade do município. Na ocasião tomei conhecimento que os pesquisadores haviam descoberto espécies da Arara Azul na localidade.

Anônimo disse...

A criação desse Refúgio Ecológico atrapalhou alguns especuladores que haviam adquirido terras no Sítio Arara pensando em lucrar com a instalação de Torres Eólicas por lá. Ganhou a preservação ambiental.

José Valdir Julião disse...

O blog já publicou posts sobre o tema, inclusive foto da "ararinha"... pode ver em pesquisa!