quarta-feira, 11 de março de 2020

Contas de "Novinho" desaprovadas no TCE, chegam à Câmara Municipal


Ex-prefeito Raimundo Marcelino Borges (e) ladeado pelos vereadores Charles Albuquerque, Rodolfo Guedes e Emanoel Gomes, aguarda apreciação de suas contas de 2009 na Câmara Municipal de Cerro Corá (foto - acervo pessoal no Facebook)
O futuro político do ex-prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", com relação a uma possível candidatura a prefeito nas eleições municipais de 04 de outubro, está nas mãos dos nove vereadores de Cerro Corá. A prestação de contas de sua gestão, relacionada ao exercício financeiro de 2009 e que contou com parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) por sua desaprovação, já chegou à Câmara Municipal, enviada ao meio-dia pelo Poder Executivo.

Já a possibilidade de reprovação das contas de "Novinho" não é tão remota, pois o grupo por ele liderado não tem mais a maioria na Câmara Municipal, onde o ex-prefeito conta, ainda, com o apoio explicito de três vereadores - Valderi Borges, Felipe Silva e Charles Albuquerque. Hoje, o ex-prefeito já não tem o apoio declarado dos vereadores Rodolfo Guedes, que preside a Casa, Erinho Albuquerque e Emanoel Gomes, que estão alinhados politicamente em outro grupo de oposição à prefeita Graça Oliveira (PSD), a quem estão ligados outros dois vereadores - Graças Santos e Aldo Maciel.

A prestação de contas de "Novinho" estava engavetada na prefeitura de Cerro Corá, embora o site do TCE informasse que toda a documentação estivesse sido enviada ao Poder Legislativo do município em fevereiro de 2018. A desaprovação das contas anuais do gestor público, só ocorre se contar com o voto favorável de dois terços dos vereadores - ou seja, seis votos.

Em 05 de dezembro de 2016, o blog CERRO CORA NEWS informava que o conselheiro do TCE,  Renato Costa Dias, havia negado recurso do ex-prefeito Raimundo Marcelino Borges com relação a pedido de reconsideração sobre o relatório anual referente à prestação de contas do exercício financeiro de 2009, que tem três volumes, correspondente ao primeiro ano de seu primeiro mandato (2009/2012).

No despacho datado do dia 01 daquele mês e publicado no "Diário" on line do TCE desse mesmo mês, o relator Renato Dias considerava o recurso "intempestivo", ou seja, encaminhado fora do prazo, e tendo em vista a fase executória do processo, encaminhando os autos para que a Diretoria de Expediente retornasse com o processo para o relator do processo,conselheiro Tarcísio Costa.

A Segunda Câmara do TCE reprovou as contas de "Novinho" do ano de 2009, já em dezembro de 2012, segundo informações do site da Corte, à época.

2 comentários:

Ronaldo disse...

Vamos ver como se posicionarão os vereadores, lembro de uma vez quando vereador, chegou um parecer técnico do TCE que mostrava os motivos para rejeição de contas de um ex-prefeito, pela manhã existia votos para rejeitar as contas conforme o parecer do TCE, à noite, só eu votei pela desaprovação.
MISTERIOSAME APÓS VISITA DO EX-PREFEITO INTERESSADO, MUDARAM DE OPINIÃO, O QUE TERIA ACONTECIDO?
E O QUE VAI ACONTECER? AGUARDEMO$ O DESFECHO.

MARCOS disse...

COM ESSA DEVE FICAR DEFINIDO O APOIO DE NOVINHO A CHAPA MACIEL/EMANUEL.