quinta-feira, 2 de março de 2023

Estrada Bodó-Santana do Matos será denominada de Antonio Assunção

O trecho da rodovia estadual R$-203 ligando Bodó a Santana do Matos deverá receber o nome do falecido ex-prefeito bodoense Antonio Ferreira de Assunção, segundo proposição do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), já em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Na justificativa do projeto de lei o deputado Nelter Queiroz traça um perfil de "Antonio Joel", que também foi vereador por Santana do Matos. Nascido em 04 de outubro de 1944, na fazenda São Vicente (Santana do Matos), o homenageado era filho do agropecuarista Joel Assunção e Beatriz Ferreira de Assunção.  Faleceu em 19 de janeiro de 2022.

Desde criança acompanhou os caminhos de seu pai na agropecuária. Aos 26 anos foi morar em Bodó (na época ainda distrito de Santana do Matos) para administrar a Mina Riachão. 

Em 1972 se tornou vereador pelo município de Santana do Matos, função esta que desempenhou por cerca de 20 anos através de reeleição. 

Ao fim da década de 80, Antônio assumiu a direção da Mina Bodó, referência em mineração no Estado. 

Em 1992, liderou um movimento a favor da emancipação política de Bodó, que passou a ser cidade em 26 de Junho de 1992. 

Antônio se tornou o primeiro prefeito de Bodó em 1997, sendo reeleito e ficando a frente da prefeitura do município até dezembro de 2004. 

Após seus mandatos de vereador e prefeito, Antônio ainda continuou sendo importante líder político e social dos municípios, ao lado de seus filhos e sua esposa Teresa Neuman Assunção. 

"Mais que um político de luta e cuidado pelo seu município, Antônio era um homem querido e amado por todos os munícipes, amigos e familiares. Homem de coração grande e fiel ao dever", diz Nelter Queiroz. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Seria muito bom um projeto de pavimentação dessa estrada.