segunda-feira, 6 de março de 2023

Festival José Bezerra Gomes movimenta cultura no Seridó

Atividades terão rodadas de conversas nas escolas de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá  

Texto - Icaro Carvalho

José Bezerra é expoente da cultura seridoense
O Seridó será palco, pela primeira vez, de um encontro sobre cinema, poesia, música e uma série de programações voltadas a artistas potiguares. O I Festival de Cinema e Literatura José Bezerra Gomes, começa nesta quarta-feira (08), em Currais Novos, com atividades até 14 de março, data  comemorativa do Dia Nacional da Poesia Poesia.

A programação do evento contará com oficina de cinema e poesia, além de uma mostra do audiovisual potiguar, e ainda apresentações musicais. Haverá ainda lançamentos do filme “Sertão Bruto” (Trapiá Filmes), da revista “Brutos” (Bruno César e Istelo Almeida) e do livro “Por Que Não se Casa, Doutor?”, com edição do Sebo Vermelho. O I Festival de Cinema e Literatura José Bezerra Gomes é um projeto que foi aprovado no Edital das Penas Pecuniárias do Tribunal de Justiça do RN e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos.

As atividades do festival contarão ainda com rodas de conversa, ações itinerantes nas escolas de Currais Novos, Lagoa Nova e Cerro Corá e comunidades adjacentes, e feira de livros. Entre os nomes confirmados para as atividades estão os cineastas Buca Dantas, Lourival Andrade, as poetisas Luma Carvalho, Adélia Danielli e Iara Maria Carvalho, os escritores Wescley J.Gama e Bruno César, entre outros nomes, como o editor Abimael Silva, da editora Sebo Vermelho. 

Segundo a coordenadora do Festival, a poetisa Iara Maria Carvalho, a ideia do evento é propiciar acesso à cultura e divulgar os trabalhos de artistas locais.

“O Festival compreende várias ações, não apenas na área de audiovisual e de literatura. Temos também música, o aspecto da formação, com oficina de poesia, fazendo o diálogo com o cinema como potência para escrita literária. Teremos também uma mostra de curtas, com bate-papo sobre o setor audiovisual potiguar. Será um momento de prestigiarmos a cultura do Rio Grande do Norte e dialogarmos sobre legislações, cenários e perspectivas. Imaginamos que essas ações terão impactos importantes na região para dar visibilidade à figura inspiradora de José Bezerra Gomes e mostrarmos o que o RN produz de bom para a arte”, explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, o Festival vai prestar homenagens a um dos artistas mais expoentes do Seridó, José Bezerra Gomes (1911-1982), escritor curraisnovense autor de romances, ensaios e poesias que marcaram a cultura de Currais Novos.

“José Bezerra Gomes já povoa nosso imaginário enquanto artistas e escritores há muito tempo. Ele foi um intelectual muito importante para Currais Novos. Até hoje sua obra permanece atual, com relação à linguagem, tema e estilos. Ele dialogou com muitos intelectuais do Estado e do Brasil. Eu e Luma Carvalho já tivemos vivências com a obra dele na época da educação básica, com performances poéticas e já escrevemos textos acadêmicos sobre ele. Há uma questão afetiva”, aponta Iara Carvalho.

Sobre José Bezerra Gomes
José Bezerra Gomes (1911-1982) é um romancista potiguar nascido no Sítio Brejuí, em Currais Novos, Seridó Potiguar. É autor de quatro livros: Os Brutos (1938), Por Que Não se Casa, Doutor? (1944), A Porta e o Vento (1974) e Antologia Poética (1975).

Sua obra aborda a temática regionalista nordestina. O contexto ficcional de José Bezerra Gomes é a região do Seridó, a cidade de Currais Novos e as plantações de algodão, onde o autor construiu seus personagens no universo deste sertão norteriograndense.

Serviço
O quê: I Festival de Cinema e Literatura José Bezerra Gomes
Quando: 08/03 - 14/03
Onde: Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá


Programação completa:

08/03

14 horas

Oficina de Cine a e Poesia, artista Adélia Danielli, na Casa de Cultura Popular

– Casarão Itinerante, Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau, na Escola Municipal Justino Dantas (Distrito da Cruz)

19 horas 

- Mostra de Audiovisual Potiguar, curadoria Adélia Danielli

- Bate-papo com Buca Dantas e Adélia Danielli, na Casa de Cultura Popular

09/03

14 horas 

– Oficina de Cinema e Poesia, com Adélia Danielli, na Casa de Cultura Popular

- Casarão Itinerante, Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau, na 28° Unidade Escolar (Comunidade dos Negros do Riacho)

19 horas 

- Sarau de Aniversário, no Casarão da Poesia 

10/03

19 horas 

- Grupo Sostô, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão

- Lançamento do filme SERTAO BRUTO (Trapiá Filmes)

- Lançamento da revista BRUTOS (Bruno César e Istelo Almeida)

- Lançamento do livro POR QUE NÃO SE CASA, DOUTOR? (Edição do Sebo Vermelho)

- Roda se conversa: Revisitando José Bezerra Gomes com Abimael Silva (editor), Lourival Andrade (roteirista e diretor), Bruno César (roteirista), Istelo Almeida (ilustrador), Alexandre Muniz (ator) e mediação do Grupo Casarão de Poesia

- Feira de livros: Sebo Encanto do Cordel, Sebo Vermelho e Sebo Letra N'Ativa

11/03

19 horas 

Praça Tetê Salustino: Wescley Gama e Gildo Cruz, Manoel Benedito, Batalha do Gueto, Banda Ritornellos

13/03 e 14/03 

- Casarão Itinerante em Cerro Corá e Lagoa Nova

- Lançamento do filme SERTÃO BRUTO e atividades de incentivo à leitura

- Artistas: Grupo Casarão de Poesia e Palhaço Mingau

Fonte - Fundação José Bezerra Gomes 

Nenhum comentário: