sexta-feira, 6 de maio de 2022

Centenário de nascimento do saudoso "Passarinho" transcorre domingo, 8

"Passarinho" nasceu em 08 de maio de 1922

A família Gomes Barbosa comemora neste domingo, 8, o centenário de nascimento do patriarca Manoel Barbosa da Silva. "Passarinho", como era conhecido em Cerro Corá, foi durante muitos anos gerente do posto de combustível que pertencia ao falecido ex-prefeito José Walter Olímpio, que era situado no largo da Praça Tomaz Pereira de Araújo, no centro da cidade.

"Passarinho" migrou depois, nos anos 70, para Tangará e Santa Cruz, onde nasceu, na região do Trairi, e continuou gerenciando postos de combustível, passando, em seguida, a residir no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Nascido em Picuí, na Paraíba, ele chegou em Cerro Corá com oito anos de idade, onde firmou raízes, tendo casado com Iracema Gomes, filha de José Gomes de Araújo e dona Zulmira. 

Da união nasceram nove filhos: Celúquia, Sandra, Rui, Ronilson, Rosângela, William (já falecido), José Eduardo,  Cristiana e Celânsia, sendo sete nascidos em Cerro Corá.

Passarinho com dona Iracema Gomes ao lado da prole

A filha Celúquia Militão, que é servidora pública aposentada e casada com o estatístico Othon Militão, atualmente secretário de Educação em São Gonçalo do Amarante (Grande Natal), informou ao blog que "três fatos marcaram a sua vida, adorava pássaros, foi autodidata, aprendendo a escrever desenhando as letras na areia com pedras, e, diariamente subia o Cruzeiro para acionar o despertador, que ligaria a luz da cruz às 18 horas".

"Passarinho", era devoto de São João Batista. Hoje a família permanece em Cerro Corá, Celúquia e Sandra são as  proprietárias do Canto da Serra, "um lugar charmoso, que transmite paz e fé, além de nos proporcionar a apreciação do belo natural", como elas próprias afirmam.


Nenhum comentário: