quarta-feira, 23 de setembro de 2020

MDR investe R$ 374,2 mil na recuperação de barragem em Currais Novos

Barragem Currais Novos passou por revitalização 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) finalizou as obras de recuperação e revitalização da Barragem Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Pasta investiu mais de R$ 374,2 mil na obra, que vai atender cerca de 45 mil pessoas da cidade de Currais Novos, a 190 km de Natal, na região do Seridó.

“A Barragem Currais Novos tem grande importância para a região, tanto para abastecimento humano e animal quanto para irrigação agrícola e local de lazer”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que continuou: “Recuperar estruturas como essa, tão essenciais para a população, sobretudo em uma região que sofre com a seca, é uma das prioridades do Ministério do Desenvolvimento Regional”.

Foram executados serviços de recuperação e manutenção das estruturas físicas da barragem, como pavimentação asfáltica, recuperação de erosões no maciço de terra, drenagem superficial, construção de calhas e meios-fios em concreto, recuperação do vertedouro, enrocamento do paramento de montante e colocação de escada de acesso ao coroamento da barragem, de cerca com mourões e de estacas em concreto a jusante da barragem, além dos serviços de capina, desmatamento e destocamento no maciço da barragem e na área do vertedouro.

O coordenador regional do DNOCS , José Eduardo Alves Wanderley, que a execução das obras ficou a cargo da Construtora Monte Carmelo Ltda – EPP, através do contrato DNOCS nº 06/2020-DNOCS/CEST-RN, celebrado entre o DNOCS e a empresa, por meio de processo licitatório, do qual foi a vencedora.

A mesma cumpriu todas as determinações do Decreto Nº 10282/2020-COVID19, de 20/03/2020, do Ministério da Economia referente às orientações gerais aos trabalhadores e empregadores da Construção Civil em razão da Pandemia COVID-19.

Inaugurada em 1954, a barragem Currais Novos tem a finalidade de abastecimento humano, animal, hidroagrícola e lazer. Barrada pelo Rio Tororó, a barragem Currais Novos, contém a capacidade de acumulação 3.815.125,00m³ de água, beneficiando 44.786 mil habitantes.
      

Nenhum comentário: