quarta-feira, 22 de maio de 2013

Geólogo Valdir Silveira fala sobre projetos da CPRM na Câmara Federal

O geólogo cerrocoraense Francisco Valdir Silveira esteve na Comissão de Altos Estudos da Câmara dos Deputados na terça-feira (21), participando do seminário "Minerais estratégicos e Terras Raras", como chefe do Departamento de Recursos Minerais da estatal CPRM. "Sales", como é mais conhecido entre os conterrâneos, falou na ocasião que esse tipo de evento é importante para divulgar os projetos da Companhia de Pesquisa e de Recursos Minerais, suas equipes e áreas de atuação dentro do país, como também propostas de novos projetos:  “A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM)  através do Departamento de Recursos Minerais, entende que é um meio de prestar contas à sociedade brasileira daquilo que a CPRM faz e uma maneira de apresentar as ações do departamento a todos.”

Sales explicou para os deputados na Comissão de Altos Estudos, que é presidida pelo deputado pernambucano Inocêncio Oliveira (DEM), que atualmente as maiores dificuldades da CPRM na exploração de Terras Raras, são mão de obra especializada e treinamento de técnicos, out
Valdir Silveira entre colegas da CPRM em seminário
 na Comissão de Altos Estudos da Câmara dos Deputados
ro grande obstáculo é o acesso às áreas dos projetos, já que muitas dessas áreas se encontram em reserva indígena, reservas e parques florestais onde não há nenhum respaldo legal para a entrada dos técnicos. Isso acontece principalmente em Regiões Amazônicas, onde o projeto está focado no momento. 


Também representaram a CPRN no seminário a doutora Lucy Chemale e a assessora parlamentar, Manuella Rocha.

Para Lucy, o seminário é importante uma vez que o governo executivo e legislativo está mostrando o interesse no desenvolvimento dessa cadeia produtiva, já que tecnologia é sinônimo de soberania nacional. “Este seminário é importante devido à demanda atual de terras raras no mundo, é elogiável que o governo esteja mostrando interesse no desenvolvimento dessa cadeia produtiva. E para CPRM é um bom fórum para mostrar o desenvolvimento do nosso trabalho, uma vez que estamos trabalhando em cima desses elementos e esperamos contribuir para o desenvolvimento dessa cadeia”, disse ela.


É chamado de terras raras um conjunto de 17 elementos químicos, como lantânio, lutécio, escândio e ítrio, utilizados na produção de supercondutores, turbinas eólicas, painéis solares e automóveis elétricos e híbridos.

Fonte - blog da CPRM

Nenhum comentário: