sábado, 28 de março de 2020

Primórdios do futebol cerrocoraense IV

Amistosos definem a maioria das equipes que participam do torneio início

José Vanilson Julião

Os jogos amistosos Seridó Esporte 2 x 1 Clube Atlético Potiguar (domingo, 27/3/1949), o primeiro de um clube seridoense em Natal, e Potiguar 3 x 3 São Francisco (domingo, 24/4/1949), praticamente definiram os quadros para participação na competição inaugural, assim como para o primeiro extenso torneio da municipalidade.

O alvinegro Cerro Corá Futebol Clube, do distrito do mesmo nome, entra no torneio inicial com a base de craque locais que participou de um dos primeiros amistosos realizados pela equipe. Justamente na vitória de 1 a 0 (gol de João Nascimento) sobre o Potengi Clube (São Tomé). A partida aconteceu no domingo, 22/10/1948, durante os festejos em homenagem ao padroeiro distrital.

Como se verifica, os times atuaram reforçados com jogadores de futuros adversários nos compromissos oficiais. A pesquisa não localiza o elenco do Brejuí, quinto participante.

Na seqüência e no decorrer do campeonato vão ser reforçados com veteranos dos principais clubes da capital. Destaque para o Cerro Corá, que, na última rodada do turno, atua “inchado” por conhecidos craques do também preto e branco ABC.

ELENCOS
CERRO CORÁ – Edgar Pinheiro, Ednor Pedro de Melo, José Walter Olímpio, Xavier, Carapicó, Toinho, Divaldo, Ranulfo, João Nascimento, Joãozinho e Diogo.
SERIDÓ – Dudú, Cenema, Elói, Binoca, Carvalho, Doca, Solon, Chaguinha, Toinho, Patrocínio e Piloto.
POTIGUAR – Caruá, Solon, Monte, Doca I, Carvalho, N. João, Bijoca, Moisés, Toinho, Raimundo e Matias
SÃO FRANCISCO – Dudú, Cenema, Zé Moura, Doca II, Hugo, Ciero, Gazeta, Xavier, Patrocínio, Piloto e Lasdilau


Nenhum comentário: