domingo, 3 de outubro de 2021

Resgate de nota sobre obituário de dona Isabel, avó dos irmãos Leandro

Pesquisas em edições históricas de veículos de mídia impressa podem resgatar informações interessantes e importantes para as pessoas em todos os aspectos. O blog foi buscar numa edição da Tribuna do Norte de 06 de dezembro de 1955, uma nota de falecimento de uma senhora de 57 anos, que vem a ser a avó materna dos irmãos cerrocoraenses, os gêmeos Carlos Augusto e Isabel e do primogênito José Rogério Leandro, filhos dos saudosos Manoel Leandro e dona Euza Leandro, que era irmã de Pepeta Galvão, esposa de Marcônio Galvão. 

A nota sobre Isabel Henrique Bezerra, falecida aos 57 anos vítima de infarto, no dia 20 de novembro de 1955, faz parte de uma série de informações enviadas pelo correspondente, à época, da Tribuna do Norte em Caraúbas, origem da família de dona Euza Leandro. 

Dentre os dez filhos de dona Isabel Henrique Bezerra, de acordo com a nota, dois residiam em Cerro Corá, dona Elza Leandro e Francisca Noêmia, casada com o motorista Manoel Raimundo, conhecido como "Manoel Foguista", que residia num casa vizinha à residência do saudoso Luiz Bezerra. Depois, o casal migrou para Campina Grande (PB).

Pela nota, "Pepeta" Galvão, como é chamada pela familia Maria Bezerra, ainda residia na fazenda Junco, em Caraúbas. Depois, veio morar com a irmã Euza, contraindo, nos anos 60, matrimônio com Marcônio Galvão.

6 comentários:

Isabella Leandro disse...

Não sabia de todos esses detalhes.
Obrigada Valdir Julião!

José Valdir Julião disse...

Isabella, acho que a maioria das famílias cerrocoraenses, principalmente os mais jovens, mtas vezes por desatenção e por não haver o costume de se passar à frente histórias dos antepassados, desconhece mta coisa. Eu mesmo conheço muito pouco dos avós e bisavós em relação à origem deles.

José Valdir Julião disse...

Particularmente, eu já sabia que dona Euza, sua avó, era de Caraúbas...

José Valdir Julião disse...

Mas desconhecia esses detalhes todos.

José Valdir Julião disse...

Noemia sua tia avó, residiu vizinho a casa de dona Ritinha. Era casada com Manoel Foguista, que depois migrou para Campina Grande (PB).

Unknown disse...

Meu pai e minha conhecia este povo