terça-feira, 19 de outubro de 2021

Piso da Praça do Comércio em Santana do Matos torna-se patrimônio histórico

Piso com Brasão de Santana do Matos é tombado como patrimônio histórico e cultural
do município (foto - reprodução da TV Santana - Edilima)

A prefeita de Santana do Matos, Maria Alice Silva, sancionou a lei 931/2021, determinando o tombamento do piso da Praça do Comércio, como Patrimônio Histórico e Cultural do município. A lei foi publicada no "Diário Oficial dos Municípios" desta terça-feira (19), e aponta que em razão do tombamento, "fica proibida qualquer descaracterização da área em questão, preservando-se suas características originais, em virtude de ser mantida sua origem primária".

O trecho alvo de tombamento pelo Poder Executivo de Santana do Matos compreende uma área que vai da esquina das Óticas Mirnas, passado em frente Ótica Santana até a esquina da loja NE Confecções, assim como o espaço por trás da antiga Telern até a esquina da Lanchonete do Chaga, como também a lateral da esquina do comércio de Ana de João Neto até a esquina do Salgado Bom +.

A chamada Praça Cívica foi inaugurada em 1977, na gestão do então prefeito, padre José Edson Monteiro, local em que ocorreu homenagens pelo cinquentenário de Santana do Matos, em 1927. O Brasão de Santana do Matos é parte do piso da chamada Praça do Comércio.

Nenhum comentário: