quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Geoparque Seridó recebe missão da ONU pra ter reconhecimento mundial

Avaliadores Artur Sá e Helga Chulepin durante visita de campo ao Geoparque (Foto: Geoparque/UFRN)


O caminho das pedras

Jefferson Bernardino – Agecom/UFRN

Uma região geológica potiguar está prestes a dar mais um importante passo e ganhar o mundo.  O Geoparque Aspirante Seridó recebe até a sexta-feira (26) uma missão da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) encarregada de avaliá-lo de maneira técnica, tendo em vista a chancela e o reconhecimento do órgão, o que colocaria o Seridó dentro da Rede de Geoparques Mundiais. Seria o primeiro reconhecimento em 15 anos de um geoparque em território brasileiro. O último foi o Geopark Araripe, no sul do estado do Ceará. 

O Geoparque Aspirante Seridó é gerido por um consórcio intermunicipal constituído por seis municípios que o integram: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. Esse consórcio tem um comitê técnico que operacionaliza todas as atividades, constituído por uma diretora executiva, um assessor jurídico e contábil, um coordenador científico e um diretor de divulgação e marketing. Somado a eles, cada um desses municípios tem um representante. 

A equipe do Geoparque organizou um roteiro para viabilizar a visita dos avaliadores da Unesco — Artur Sá (Portugal) e Helga Chulepin (Uruguai) —, fazendo com que compreendam melhor como estão sendo trabalhadas as diferentes ações que promovem o desenvolvimento territorial de forma sustentável. Um técnico do Ministério do Turismo também acompanha a missão. 

Com duração de três dias, a missão realiza visitas a geossítios, demonstração da biodiversidade a partir da fauna e flora da Caatinga (bioma exclusivamente brasileiro) e demonstrações culturais que vão dos registros rupestres milenares à cultura popular da região e as tradições dos povos locais, como os vaqueiros e as populações quilombolas. Eles também vão provar a gastronomia exclusiva do Seridó. Além disso, serão realizadas reuniões para abordar aspectos mais ligados à gestão do Geoparque.

O Geoparque Aspirante Seridó vem passando pelo processo de avaliação desde o final de 2019, quando a candidatura ao Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco foi submetida. “As nossas expectativas são as melhores possíveis porque a gente já vem trabalhando nas premissas de um geoparque mundial da Unesco que trabalha especificamente a educação, a conservação e o desenvolvimento sustentável”, afirma Marcos Antonio Leite do Nascimento, professor do Departamento de Geologia da UFRN e coordenador científico do Geoparque Seridó.

Segundo ele, na visita será mostrado aos avaliadores o quanto essas ações já estão promovendo o desenvolvimento e favorecendo a população local. “A gente acredita que está fazendo o dever de casa, só que agora a gente tem essa avaliação da Unesco para comprovar não só in loco o que a gente já vem trabalhando nesses últimos anos, mas também para confirmar tudo aquilo que a gente colocou no dossiê de candidatura, quando ocorreu a submissão”, completa Marcos.

Na semana passada, a missão ganhou o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). Após a missão, os avaliadores irão elaborar um relatório técnico. A expectativa é de que o resultado seja anunciado e oficializado até abril de 2022. 

Nenhum comentário: