terça-feira, 19 de abril de 2016

MPEduc realiza novas audiências públicas em Cerro Corá e Lagoa Nova

Cerro Corá e Lagoa Nova voltam a receber audiências públicas promovidas em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), nos dias 28 de abril e 12 de maio, respectivamente, para a prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos no Projeto Ministério Público pela Educação, o MPEduc. Em ambas as cidades as audiências ocorrerão nos auditórios das Câmaras Municipais.O MPF será representado pelo procurador da República Bruno Lamenha e o MP/RN pelo promotor de Justiça Marcelo Coutinho Meireles, que irão informar aos diretores escolares, professores, pais de alunos e população em geral o resultado das recomendações feitas aos gestores municipais e estaduais, detalhando quais foram acatadas e quais ainda carecem de ações do poder público, bem como apresentar as medidas judiciais ou extrajudiciais a serem tomadas, caso necessário.

O projeto MPEduc é desenvolvido em uma parceria do MPF com o Ministério Público nos estados. O principal objetivo é garantir o direito à educação básica de qualidade. Para isso, os envolvidos fazem coleta de informações, realizam audiências públicas e visitas às escolas e, dessa forma, elaboram um amplo diagnóstico da situação, apontando os principais problemas.

As possíveis soluções são incluídas em recomendações remetidas aos gestores e, se necessário, o MPF e o MP/RN ingressarão com medidas judiciais. No Rio Grande do Norte, o projeto está presente nos municípios de Itajá, Ipanguaçu, Currais Novos, Cerro Corá, Lagoa Nova, Coronel Ezequiel e Santa Cruz.

Em Cerro Corá e Lagoa Nova, as primeiras audiências públicas ocorreram em março do ano passado. Ao todo, 31 recomendações foram emitidas em Cerro Corá e 26 em Lagoa Nova, tratando de problemas envolvendo principalmente a falta de infraestrutura das escolas e creches, questões relacionadas à segurança dos alunos, necessidade de melhoria de equipamentos, falhas na merenda e no transporte escolar, dentre outros.

As cidades participantes são escolhidas de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O Ideb mede a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para o ensino. Mais detalhes sobre o MPEduc estão disponíveis na página www.mpeduc.mp.br.

Já as inscrições para participar das audiências são limitadas à capacidade de cada auditório e os interessados devem enviar solicitação para o e-mail robsonsousa@mpf.mp.br.

Fonte - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: