![]() |
Nelter Queiroz apela ao governo estadual sobre preservação de manancial do açude Pinga (foto - João Gilberto) |
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) levou ao plenário da Assembleia Legislativa, na sessão da quarta-feira (20), a preocupação de cerrocoraenses com relação ao uso da água do açude do Pinga nas obras de asfaltamento da rodovia RN-203, ligando Cerro Corá a São Tomé.
Além de ligações telefônicas, o deputado Nelter Queiroz ouviu os apelos do vereador José Gomes, o "Dedé de Manoel de Cláudio" para que o governo do Estado tome medidas junto à ESSE Construtora de não se utilizar da água potável para consumo humano, enquanto na área urbana do município se localiza o açude Eloy de Souza, manancial de água "salgada" e inservível para a população.
"O açude Pinga leva a água da adutora para a população de Cerro Corá, que consegui na época (1992) com o então governador José Aripino, foi uma luta do nosso mandato", disse Queiroz, que justificou: "Ninguém sabe se o ano que vem vai ter inverno, porque em 2025 não aconteceram as chuvas que eram esperadas".
O blog CERRO CORA NEWS tentou ouvir o Instituto de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) a respeito de uma possível outorga ou autorização para captação da água bruta do Pinga, mas não obteve resposta.
De acordo com dados disponibilizados no site da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, grande parte da região do Seridó onde se situa Cerro Corá, o quadro é seca moderada.
Segundo setor de Meteorologia da Emparn, o pluviométrico do posto Teleplu indica que em oito meses só choveu 355 milímetros em Cerro Corá, da mesma forma o pluviométrico da Emater registrou 253 mm de chuvas até agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário