segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Prefeito anuncia que não haverá festa dos 72 anos de emancipação em dezembro

O prefeito Maciel dos Santos Freire (MDB) anunciou, nas redes sociais, que em virtude da seca comprometer o abastecimento de água da população, sobretudo da zona rural, não realizará os festejos em comemoração aos 72 anos de emancipação política de Cerro Corá, em 11 de dezembro. 

Maciel Freire destacou o seu compromisso com a cultura, o lazer e o turismo do município - "prova disso foram os grandes eventos que já realizamos este ano, a exemplo, o Carnaval, o São João e o Festival de Inverno, que foi o maior da história de Cerro Corá, porém, estamos enfrentando uma seca severa, conforme o Decreto 34.946 do Governo do Estado, que reconhece essa situação de emergência". 

Recursos garantem abastecimento d'água da população rural 

O prefeito disse que "diante desta realidade, tomou uma decisão difícil, porém responsável e necessária. Não realizaremos a festa de emancipação política deste ano".

Freire falou da importância da festa festa  de emancipação de Cerro Corá,  que até 1953, era distrito de Currais Novos, porque "movimenta o comércio, valoriza os artistas e reúne o nosso povo", mas os recursos que seriam destinados para essa festividade "serão direcionados para áreas essenciais, como abastecimento de água, através da contratação carros-pipas".

Morre Raimundo, irmão do saudoso Bibi Ferreira

Raimundo Ferreira de Lima 

Faleceu em Cerro Corá o agricultor Raimundo de Lima, 77 anos, irmão dos saudosos Bibi Ferreira e Geraldo Gomes de Lima, o "Geraldão" e Rita, além de José e Rosinha.

O velório do corpo de "Raimundão", como era conhecido, ocorrerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, rua Capitao Florêncio, em Cerro Corá.  O sepultamento está previsto para as 7h30 desta terça-feira (28), no cemitério público São João Batista. 

Raimundo enfrentava problemas de saúde e sofreu infarto. 

Nascido em 23 de maio de 1948, era filho de José Ferreira de Lima, seu "Duda" e Corina Gomes da Silva. 

domingo, 26 de outubro de 2025

Maria Júlia, 14 anos, é ouro no salto triplo em João Pessoa

Maria Júlia pode seguir passos da conterrânea Regiclécia Cândido Silva

Edilson Oliveira e Maria Júlia comemoram ouro em João Pessoa 

Especialista na revelação de jovens atletas em Cerro Corá, o professor Edilson Oliveira mantém a tradição na modalidade do salto triplo, com a medalha de ouro obtida por Maria Júlia Silva, 14 anos, da AESC, que saltou 11,86 metros na manhã deste domingo (26), na categoria sub-16 do Campeonato Brasileiro de Atletismo, que se realiza em João Pessoa (PB).

Outra atleta da AESC, Maria Luana Borges Leôncio da Silva, 14 anos, ficou em quinto lugar, atrás da mineira Aquila Pinheiro Lima, prata, com 11,68 metros; Maria Eduarda da Silva Santos, do Mato Grosso do Sul, que foi bronze, saltando 11,67 m e em quarto lugar, a cearense Vitória de Souza Silva, com a marca de 11,49 m.

O salto triplo é uma das modalidades que mais chamam a atenção dos jovens cerroraenses, retratado no sucesso de Regiclécia Cândido da Silva, que já ganhou as pistas de centros maiores, como atleta do E.C Pinheiros, em São Paulo (SP), inclusive participando de competições em nível internacional na América do Sul, Europa e Ásia. 
Resultado do salto triplo feminino no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub 16

 

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Maciel Freire participa do 4º Smart Cities no Rio Grande do Sul

O prefeito de Cerro Corá, Maciel dos Santos Freire (MDB), prepara sua bagagem, passa quatro dias em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde participa de 27 a 30 de outubro do 4º Smart Cities Park 2025 – Inovação e Boas Práticas na Gestão Municipal.

Cidades Inteligentes (Smart Cities) usam tecnologia e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, otimizar o uso de recursos e tornar as cidades mais sustentáveis, eficientes e resilientes às mudanças climáticas.

A iniciativa envolve a integração de diferentes setores, como conectividade, dados, mobilidade, governo digital e sustentabilidade urbana. 

Entre os organizadores do evento estão o Instituto Paulo Zulkoski e a org. Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial e a Secretaria Estadual de Turismo do RS.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Morre dona "Nenzinha", mãe do ex-vereador "Aldin" e do professor Zenóbio

Josefa Maciel (+1939 + 2025)

Morre aos 86 anos Josefa Maciel de Souza, dona Nenzinha, professora aposentada do distrito de Recanto, víúva do saudoso Geraldo Simplício, era mãe do professor universitário José Zenóbio de Souza, radicado no Maranhão desde os anos 80 e do ex-vereador Francisco Aldo Maciel, o "Aldin", além dos irmãos Albani, Aldemir, Auta, Aparecida, Paulo Adrimário e Paula. Residia na rua Sérvulo Pereira, centro de Cerro Corá.

O corpo de dona Nenzinha está sendo velado na casa paroquial ao lado da igreja de São João Batista, onde às 16 horas desta quinta-feira (23) ocorre missa, em seguida segue para sepultamento no cemitério São Joaquim, no bairro Tancredo Neves.

A família aguarda a chegada de José Zenobio de Souza, que vem de São Luiz (MA) com os filhos. 




Iluska Matos leva "Uma Viagem Artística" à Biblioteca Municipal


Iluska Matos expõe obra
na Biblioteca Vivaldo Pereira 

A artista plástica e pintora Iluska Matos convida o público a mergulhar em sua obra com a exposição "Iluska Matos: Uma Viagem Artística", que estará em cartaz na Biblioteca Municipal Vivaldo Pereira, situada na rua São João, centro de Cerro Corá.

A mostra acontece nos dias 22, 23 e 24 (quarta, quinta e sexta-feira), com um cronograma de visitação abrangente.

Horários da Exposição

Quarta-feira, 22:

 * Tarde: das 14h às 17h

 * Noite: das 19h30h às 21h

 Quinta-feira, 23:

  * Manhã: das 8h às 10h30h

  * Tarde: das 14h às 17h

 Sexta-feira, 24:

  * Manhã: das 8h às 10h30h

  * Tarde: das 14h às 17h

Estudante de licenciatura em  Letras (Português e Inglês) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a artista cerrocoraense fez um convite especial em suas redes sociais, chamando todos a visitarem sua exposição. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Governo do RN, PNAIS e da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Cerro Corá.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Idema promove audiências públicas sobre Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras

Ambientalistas debatem criação
de refúgio para araras (foto - Jorge Dantas)

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) está convidando órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, representantes dos setores produtivos e comunidade em geral, para participarem das audiências públicas de apresentação e discussão da proposta de criação da Unidade de Conservação estadual a ser denominada Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras, com área proposta de 12.367,81 hectares distribuídos nos municípios de Cerro Corá, São Tomé e Currais Novos/RN.

De acordo com o diretor técnico do Idema, Thales Dantas, a iniciativa busca proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável na região. “A concepção desta Unidade de Conservação de Proteção Integral pretende promover o turismo ecológico, bem como diversas outras atividades, contribuindo para o avanço social, cultural e econômico da região”, destacou o gestor.

“A Caatinga é o principal bioma do Rio Grande do Norte e merece toda a nossa atenção e esforços para a sua conservação. O Refúgio da Vida Silvestre é mais um instrumento para proteger a biodiversidade e fomentar o turismo sustentável potiguar”, completou Thales Dantas.

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 11 Unidades de Conservação sob a administração do Idema. Dúvidas e sugestões sobre a criação do REVIS Serra das Araras podem ser encaminhadas para o e-mail: revisserradasararas@idema.rn.gov.br

A proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre Serra das Araras será apresentada aos participantes e, em seguida, será aberta uma sessão de perguntas e respostas.

Agenda de audiências

  • 30 de outubro de 2025

  • Local: Câmara de Vereadores do Município de Currais Novosrua Vivaldo Pereira de Araújo, nº 173

  • Horária: 14 horas


  • 31 de outubro de 2025

  • Local: Auditório Municipal Professora Francisca Iranilda da Silva, em São Tomé, rua Florêncio Luciano. 

  • Horário: 14 horas


  • 10 de novembro de 2025

  • Local: Câmara de Municipal de Cerro Corá, praça Tomaz Pereira, Nº 11

  • Horário: 14 horas

Fonte - D.O.E

domingo, 19 de outubro de 2025

Hozani: "aprendi receita de chouriço com 12 anos"

Chouriço do "niver" de "Bala" é distribuído
com a família e amigos 

Dona Hozani Cavalcante reside em Assu desde os anos 90, na esteira da irmã Maria Aldenora Cavalcante, que saiu de Cerro Corá em 1965, em virtude de transferência do emprego na antiga Fundação Sesp e da filha Maria Lúcia Soares, que seguiu para concluir o ensino básico naquele município. 

Ela disse que aprendeu fazer chouriço aos 12 anos, quando residia no sítio Saquinho, município de São Tomé, com os pais José Julião Filho e Ana Anacleta de Assunção. 

"Bala"  não deixa receita
da mãe cair no esquecimento 

"Meu pai gostava de comer chouriço e chamou dona Zefinha Medeiros (mãe de Maria Anunciada, esposa do tio Altino Cavalcante) pra fazer, passou uma semana comendo", contou. 

Depois de migrar do sítio São Boa Ventura (São Tomé) para Cerro Corá, no fim da década de 60, dona Hozani passou a fabricar chouriço para vender e ajudar na renda familiar. "Nunca precisei sair pra vender, as pessoas vinham pegar em casa", disse ela, que conseguia latas vazias de manteiga da padaria do irmão José Julião Neto para colocar o chouriço: "Era lata de 1 quilo". 


Dona Hozani Cavalcante mantém tradição do chouriço

Filho "Bala" comemora aniversário todo ano com iguaria sertaneja 

Dona Hozani Cavalcante mostra como se mexe o chouriço 

Mel de 45 rapaduras, 1 litro de sangue de porco e graxa suina, essa é a receita básica do chouriço de Maria Hozani Cavalcante, 89 anos, que para ganhar mais sabor e agradar o paladar de quem aprecia essa iguaria nordestina, acrescenta-se outros ingredientes, como pimenta, erva-doce, cravo, gengibre e canela, além de farinha para dar mais firmeza. 

Para manter a tradição, o filho Francisco Soares Cavalcante, o "Bala", apelido que recebeu na infância no sítio São Boa Ventura (São Tomé), sempre comemora seu aniversário em Cerro Corá mexendo por  sete horas o caldo do melaço até sair o chouriço ao lado de irmãos, primos, amigos mais chegados, como ocorreu no sábado (18), na casa de campo da irmã Raimunda Lucimar Soares Guimarães, na Serra de Santana.

A fervura do melaço começou por volta das 7 horas e foi até o meio da tarde do sábado, enquanto ocorria o revezamento na colher de pau, outros jogavam baralho, o "rami", uma forma de "buraco", ou tomavam "pinga" e cerveja com carne e costela de porco assado.

Tudo para comemorar os 70 anos de "Bala", segundo filho mais velho da prole de dona Hozani e do saudoso Antônio Soares.

Falece "Maria de Nininha"

"Maria de Nininha"

Faleceu em Cerro Corá, aos 87 anos, Maria de Lourdes Gomes, mãe do servidor público municipal Rosilande e Fátima, com quem residia na comunidade Baixa da Floresta, na Serra de Santana. 

"Maria de Nininha", assim conhecida na cidade, por ter residido muitos anos em companhia da saudosa Maria dos Anjos Félix, "Nininha", na rua Monsenhor Paulo Herôncio de Melo. 

O sepultamento do corpo de Maria de Lourdes ocorreu na manhã deste domingo (19), no cemitério de São João Batista. 


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Prefeito nomeia "interinos" para novas pastas do Turismo e do Lazer e Desportos

O prefeito Maciel dos Santos Freire (MDB) nomeia secretários, interinamente, para responderem por duas pastas recém-criadas na mini reforma administrativa. Jose Erivanaldo de Albuquerque acumula assume a Secretaria de Turismo e Cultura e Maria Claudiana Guedes responde pela pasta do Lazer e Desportos.

Em portarias publicadas no "Diário Oficial dos Municípios", o Executivo  justifica que a medida visa "assegurar a continuidade dos serviços públicos municipais, até a plena implementação da nova estrutura administrativa instituída pela Lei nº 1056/2025, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, "garantindo-se a regular execução das atividades administrativas e operacionais doa setores".


sábado, 11 de outubro de 2025

Jacinto era cunhado do falecido vereador Lourival Bezerra da Costa

Jacinto Eduardo da Silva era cunhado do falecido comerciante e minerador Lourival Bezerra da Costa, que foi dono da farmácia situada na rua Sérvulo Pereira, hoje pertencente aos herdeiros do falecido Marleucio Galvão e Zilda Galvão. 

Lourival Bezerra casou 05 em julho de 1945 na então capela de São João Batista, em Cerro Corá, com a irmã do saudoso sacristão, Luiza Medeiros, que faleceu prematuramente. 

O celebrante foi Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, que inclusive é nome de rua no centro de Cerro Corá, foram testemunhas Antônio Félix da Silva e José Azevedo da Silva, segundo registro matrimonial da Igreja Católica. 

Registro católico do primeiro casamento da irmã Luiza
com Lourival Bezerra da Costa 

Do primeiro casamento de Lourival Bezerra, que também foi vereador e vice-prefeito do município, nasceu José Kelser, auditor fiscal aposentado do Estado. 

Viúvo, "seu Lourival" casou em segunda núpcias com a saudosa Maria do Carmo Costa, dona "Lília".

Jacinto Eduardo foi dono de hotel na rua Sérvulo Pereira

Leitor atento do blog CERRO CORÁ NEWS acrescentou informação importante sobre Jacinto Eduardo da Silva, que antes de sua dedicação voluntariosa à Paróquia de São João Batista entre os anos 60/70, foi dono de hotel na rua Vivaldo Pereira, atual Sérvulo Pereira,  no centro de Cerro Corá. 

O relato do leitor e comentarista, o agrônomo João Vilmar de Azevedo, filho de Zeca Azevedo e Marcina Galvão: 

"Jacinto foi dono de hotel, como também seu irmão André. Ficavam em lados opostos da rua principal. Isso nos idos dos anos 1960, quando o trânsito entre Campina Grande e Mossoró era via Cerro Corá. Jacinto ia todas as tardes tomar um café da tarde em minha casa. Gostávamos muito dele".

O blog incorpora informações do irmão do saudoso sacristão: André Avelino da Silva, nascido em 07 de maio de 1900, em Florânia e que aos 48 anos casou em 26 de julho de 1948, na matriz de Sant'Ana, em Currais Novos, com Sebastiana de Lourdes Bezerra, então com 20 anos,  filha filha de Sebastião  Honorato Bezerra e Maria de Lourdes Bezerra. 

Jacinto Eduardo, o tocador do sino da igreja de São João Batista

 

Jacinto Eduardo (e) na instalação
da Paróquia de São João Batista,
no fim da década de 50

Jacinto Eduardo da Silva era um fervoroso fiel católico, atuou durante anos como sacristão na Igreja de São João Batista 

Neto da escrava Thereza Maria da Conceição, nascido em Flores, atual município de Florânia, na região do Seridó (RN).

Thereza era escrava do proprietário rural Manoel Medeiros Rocha, que residia no sítio Remédio, no Acari. Já sua avó materna chamava-se Francisca Maria de Jesus. 

Sem filhos. Jacinto Eduardo ficou conhecido, sobretudo, por tocar o sino nos chamamentos dos fiéis para cerimônias religiosas - missas e cortejos fúnebres. 

Residiu durante muito tempo na rua Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, no centro da cidade, em casa  vizinha à residência de Manoel Leandro. 

Ele faleceu de insuficiência cardíaca em 19 de julho de 1974, em Currais Novos, Rio Grande do Norte, Brasil, com 80 anos, solteiro, no Abrigo Monsenhor Paulo Herôncio, em  Currais Novos, a 45 quilômetros de Cerro Corá,  onde foi sepultado no cemitério público de São JoãoBatista. 

Nos anos 30, do século XX, Jacinto Eduardo chegou a atuar como ajudante de Cartório em  Currais Novos.

Registro cartorial do batismo
de Jacinto Eduardo da Silva 

Quando Jacinto Eduardo nasceu em 2 de julho de 1894, em Florânia, seu pai, André Avelino de Medeiros, tinha 27 anos e sua mãe, Antonia Leopoldina da Silva, 19 anos. 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Nelter Queiroz cobra agilidade para obras de pavimentação da rodovia RN-203

Placas sinalizam novo prazo para fim das obras na rodovia estadual RN-203

Previsão anterior para término da pavimentação do trecho de 35 km era 17 de agosto
O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) chamou atenção, no plenário da Assembleia Legislativa, para dilação do prazo de conclusão das obras de pavimentação a asfalto do trecho de 35 quilômetros da RN-203 entre Cerro Corá e São Tomé. "A obra foi iniciada no governo Wilma de Faria e Iberê Ferreira, colocaram recursos de emendas da bancada federal no Orçamento da União, mas a obra da estrada está sendo retomada", alertou.

Nelter Queiroz comentou que o governo do Estado, responsável por execução das obras, fixou uma placa avisando que seria concluída no dia 17 de agosto, mas agora tem nova placa dizendo que vai ser concluída  em 13 de fevereiro de 2026.

"Espero que o governo do Estado aglize e priorize para concluir a obra o mais rápido possível esse ano, porque é  importante para deixar a Serra Santana, os municípios de Bodó, Cerro Corá Lagoa Nova mais perto de Natal gerando também desenvolvimento para a região", disse o parlamentar, que foi alertado pelo vereador Dedé Gomes (PP).


Maciel Freire cria pastas do Turismo e do Desporto

Maciel Freire deve nomear Alcivan Araújo (e)
para nova pasta de Lazer e Desporto 

O prefeito de Cerro Corá, Maciel dos Santos Freire (MDB), começa a fazer mudanças no secretariado, depois da sanção da lei 1056/2025, que reformula a estrutura administrativa do Executivo com renomeações de três pastas. Inicialmente, José Genilson de Carvalho deve assumir a Secretaria de Turismo e Cultura, áreas desmembradas das pastas da Agricultura e Meio Ambiente e de Educação.

Outras mudanças decorrem das criações das Secretarias Municipal de Lazer e Desporto e de Transportes, desmembrada da Secretaria de Obras Pública, que passa a ser de Obras e Urbanismo.

Para a pasta de Lazer e Desporto, a tendência é de nomeação de Alcivan Pereira de Araújo, exonerado do cargo de administrador do estádio municipal Othon Osório e ginásios esportivos do município.

Renomeação de secretarias

A antiga Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo passa a se chamar Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

A Secretaria de Transportes e Obras Públicas foi desmembrada, dando origem à Secretaria de Obras e Urbanismo.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto agora será denominada Secretaria de Educação.

Novas secretarias:

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que será responsável por fomentar o turismo local, promover eventos culturais e preservar o patrimônio histórico.

Secretaria Municipal de Lazer e Desporto, com foco em atividades esportivas, recreativas e inclusão social.

Secretaria Municipal de Transportes, encarregada da gestão da frota municipal e da manutenção de veículos e máquinas.

A nova legislação também acrescenta cargos à estrutura da Secretaria de Administração, incluindo o posto de Chefe do Setor de Recursos Humanos, com salário fixado em R$ 2.600,00.

Segundo o prefeito Maciel dos Santos Freire, a reestruturação tem como objetivo “otimizar os serviços públicos, ampliar a oferta de políticas culturais e esportivas, e garantir maior eficiência na gestão dos recursos municipais”.

A lei foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte em 2 de outubro de 2025, com efeitos retroativos a 19 de julho do mesmo ano. Também foi revogada integralmente a Lei nº 474/2003, que tratava da estrutura anterior.


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Dez cidades em situação de colapso e pré-colapso de abastecimento de água

De acordo com a Caern, dez cidades estão em situação de colapso ou pré-colapso no abastecimento, atingindo diretamente cerca de 108.000 habitantes, sendo o caso mais crítico o de Serra do Mel, que se encontra em colapso há quatro anos devido à contaminação dos poços usados como fonte de captação de água. Na quarta-feira (01), os reservatórios públicos monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas (Igarn) acumulavam 2,28 bilhões de metros cúbicos, 44,2% da capacidade. No mesmo período do ano passado, eram 3,14 bilhões de metros cúbicos.

Em relatório sobre o setor rural, a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) informa que a escassez hídrica dominante nas fazendas e pequenas unidades produtivas da agricultura familiar do RN contribuiu para reduzir a produção no campo, principalmente em regime de sequeiro. A lavoura mais prejudicada é a do milho, depois vêm o feijão e o algodão e, em seguida, o Sorgo. O algodão agroecológico tem perda de 90% da área cultivada.

Fonte - Assecom/RN

Cerro Corá incluso no decreto estadual de emergência da seca

Currais Novos na lista de 71% dos municípios com "seca grave"

O Governo do Estado decretou situação de emergência por falta de chuvas em 147 dos 167  municípios, dos quais 71 estão em área de seca classificada como grave. Cerro Corá figura nessa listagem, assim como Bodó e Lagoa Nova, além de Currais Novos. 

A redução considerável dos índices pluviométricos na estação chuvosa de 2025, afeta a recarga hídrica nos principais reservatórios públicos e a produção agrícola, segundo o Governo do Estado, que reconheceu situação de seca por assinado pela governadora Fátima Bezerra, a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/RN) desta quinta-feira (2).

O decreto está embasado em relatórios da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn). 

Os dados da Emparn indicam que a estação chuvosa de 2025 (janeiro a junho) ficou 16,1% abaixo do esperado, com maior grau de severidade nas mesorregiões Central (-24,5%) e Agreste (-20,4%).

Dos 147 municípios listados no decreto (88% do total do Estado), 71 estão em situação de “seca grave”, entre eles Caicó, Currais Novos, Caraúbas, Parelhas, Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Paraná; outros 36 estão na condição de “seca moderada”, e 40 em seca fraca.

“As regiões mais afetadas são o Seridó e o Alto Oeste, com impactos mais graves que nas demais regiões do Estado”, informa o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Alexandre Fonseca. Na região conhecida como Alto Oeste, ou popularmente chamada “tromba do elefante”, são 28 municípios nessa situação.

Fonte - Assecom/RN

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Morre Domingos Zebra


Domingos Zebra (reprodução
do grupo "Fotos Antigas
de Cerro Corá, Facebook)

Cinegrafista aposentado da TV Universitária, o cerrocoraense Rodivan de Oliveira Barros foi o primeiro a anunciar, nas redes sociais: "Morre Domingos Zebra, aos 94 anos, no Estado de Goiás, região Centro-Oeste do país, onde morava desde a década de 1970".

"Domingos era o  mais velho dos irmãos da família Zebra", informou Rodivan Barros, no grupo de Facebook - "Fotos antigas de Cerro Corá", alimentado por ele desde fevereiro de 2014.

O blog "Cerro Corá News" acrescenta que Domingos Tomaz da Silva nasceu em 09 de abril de 1931, era o terceiro filho do casal Luiz Tomaz da Silva e Isabel Maria da Conceição. 

Dos irmãos Zebra já faleceram Chiquinho, José, Francisca de Assis,  Josefa e Maria. Sobrevivem Cícero e Nena, casada com João Soares, Carminha e Francisca de Lourdes, "Noca". 

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Falece Ozima Galvão, última filha da primeira família de Joca Paz

Ozima Galvão na comemoração
 dos 99 anos em agosto
Faleceu dona Ozima Galvão, aos 99 anos, na madrugada desta segunda-feira (22), em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, a última filha de João Plácido de Lira (*1885 + 1977), o "Joca Paz", que foi o primeiro delegado de Cerro Corá, com sua primeira esposa, dona Maria Galvão (* 1885 + 1935).

Dona Ozima Galvão nasceu em 31 de agosto de 1926 e era viúva do goleiro do ABC nos anos 40, Edgar Pinheiro da Câmara, alfaiate, que inclusive fez parte da história dos primórdios do futebol de Cerro Corá.

Ozima Galvão migrou para o Rio nos anos 50, sendo filhos do casal: Edgar, Einar, Lúcia de Fátima, Lucimar, Luciene, Edmar, Lucimere e Luciane.

Era irmã pela ordem cronológica de dona Idila (1916), Marcina (1919), Lilia (1926), Ozima (1926), Chiquinho (1930) e José Lira (1939).

Dos filhos de Joca Paz, a prole do seu segundo casamento com dona Carminha Guedes (*1913 + 1973), são  Luiz, Walmir, Jonas, Lêucio, Elsa Lira, Nilson, Graça Lira, Socorro, Jorge e Vavá. 

O sepultamento do corpo de Ozima Galvão ocorre às 16 horas desta segunda, no cemitério do bairro de Governador Portela, em Miguel Pereira, município situado a 120 km da capital fluminense, na região do Centro-Sul do Rio, conhecida como Vale do Café. 

domingo, 21 de setembro de 2025

Falece avó paterna do prefeito Maciel dos Santos Freire

Alzira Freire da Silva

Aos 81 anos faleceu em Cerro Corá, no domingo (21), a avó paterna do prefeito Maciel dos Santos Freire. Dona Alzira Jerônimo Freire da Silva era viúva do agricultor Cosme Freire da Silva, falecido aos 76 anos em 08 de abril de 2014.

Dona Alzira Freire da Silva nasceu em 13 de março de 1944, em Brejo de Areia (PB), era filha de Antônio Jerônimo da Silva e Francisca Maria da Conceição. 

O corpo de dona Alzira Freire está sendo velado na residência da família, na rua Currais Novos, 149, no bairro Tancredo Neves. O sepultamento ocorrerá às 16:30, no cemitério municipal São João Batista. 

Dona Alzira Freire era sogra de Pedro Freire da Silva e dona Mônica Maria da Conceição, pais de Raimundo Freire, o "Doca", pai do prefeito e dono do posto de combustível na saída para São Tomé. 

A família Freire tem raízes na Paraíba e antes de migrar para a área urbana do município, transitou entre os sítio Serra do Meio e Serra Preta, onde faleceu Pedro Freire aos 75 anos,  em 30 de junho de 1990, era filho de Manoel Freire da Silva e Floriana Maria da Conceição.




terça-feira, 16 de setembro de 2025

Regiclécia queima três saltos e está fora da final em Tóquio

Regiclécia Cândido da Silva queimou os três saltos na qualificação das provas de salto triplo e não avançou à fase final do Campeonato Mundial de Atletismo, que vai até domingo (21), em Tóquio, no Japão. 

A Outra brasileira Gabriele Santos saltou 13,54 metros e ficou na 28a colocação geral. Precisava saltar 14,35m.


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Cerro Corá no pódio dos Jogos da Juventude em Brasília

João Maranhão coleciona
medalhas para atletismo cerrocoraense 

O Rio Grande do Norte (RN) obteve resultados expressivos no atletismo dos Jogos da Juventude 2025, que se realizam em Brasília,  com destaque para os atletas cerrocoraenses João Arthur da Silva Maranhão e Robson Jean da Silva Araújo, que ao lado de outros potiguares, o natalense João Luís da Costa Neto e  o pauferrense Ravy Vilaça, conquistaram medalha de ouro na corrida de revezamento 4x100 metros rasos pelo segundo ano consecutivo. 

Destaque individual João Arthur da Silva Maranhão subiu ao pódio mais duas vezes, garantindo a medalha de prata no pentatlo e a medalha de bronze no salto em distância, com a marca de 6.99 metros. 


Regiclécia Cândido estreia nesta terça-feira no Mundial do Japão

 

Regiclécia Cândido faz pose
no estádio olímpico de Tóquio 

A atleta cerrocoraense Regiclecia Cândido da Silva inicia sua participação no Campeonato Mundial de Atletismo do Japão às 7:40 desta terça-feira (16), na segunda prova de qualificação do salto triplo.

Regiclécia Cândido disputa a classificação com outras 17 saltadoras, mesmo número (18) do primeiro grupo de qualificação. 

"Há três anos ninguém imaginava que eu estaria aqui, mas o amor a esse esporte me move todos os dias a superar qualquer qualquer dificuldade (foram tantas), o que muitos viam como dificuldade eu via como uma oportunidade", escreveu Regiclécia Cândido, nas redes sociais.

"E sempre falo essas coisas porque eu sei que muita gente desiste quando começa surgir alguma dificuldade, mas elas vêm pra te fortalecer, aprenda com elas e siga em frente não importa quanto tempo vai demorar, não importa o que você estava passando sua hora vai chegar", completava quatro dias antes da prova. 

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Ivonise Dantas deixa CCI por questões pessoais: "Nada contra a gestão"

Por decisão pessoal - "nada contra a gestão municipal", a professora aposentada Ivonise Dantas da Costa deixou a direção do Centro de Convivência de Idosos (CCI) em Cerro Corá, conforme ato de exoneração assinado pelo prefeito Maciel dos Santos Freire (MDB) e publicado em 05 de setembro no "Diário Oficial dos Municípios".

Em função do desligamento de Ivonise Dantas do Conselho Municipal de Direitos dos Idosos, o  chefe do Executivo também prometeu sua substituição por Antônio Marcos da Silva, como membro titular do CMDI para o biênio 2025/2027.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Passagem dos 110 anos da Casa Grande com inauguração de Museu Tomaz Pereira

A família Pereira de Araújo comemora neste sábado (13) a passagem dos 110 anos de edificação da Casa Grande, residência de Tomaz Pereira de Araújo e local de muitas tomadas de decisões que começaram a transformar o antigo povoado de Caraúbas na primeira metade do século XX na atual Cerro Corá.

As comemorações iniciam-se às 19 horas, com a benção da Casa Grande e em seguida inauguração do Museu Tomaz Pereira e da Biblioteca Tomaz Edson Pereira Guimarães. Na sequência, jantar e atrações musicais.

 

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Maciel de Doca anuncia paralisação de uso de água do Pinga para obras de estrada

Empresa ESSE tem prazo de 10 dias para escolha de novo manancial 

Gustavo Coelho ouviu ponderações
do prefeito Maciel de Doca 

O prefeito de Cerro Corá, Maciel dos Santos Freire (MDB) foi às redes sociais, na noite desta quarta-feira (3), informar que se reuniu em Natal com o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, e o presidente do Instituto de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), José Procópio de Lucena, a paralisação do uso de água potável do açude Pinga, que abastece a população urbana do município, principalmente, para as obras de pavimentação da rodovia estadual RN-203.

"Ficou decidido que a empresa irá retirar essa água só por mais 10 dias", disse Maciel de Doca, como é conhecido o prefeito, para acrescentar que a partir desses 10 dias, a empresa ESSE Construtora vai procurar um novo manancial para que faça essa retirada de água "e possa continuar com a obra da estrada da produção, que a gente sabe da importância e que vai ser de grandes melhorias para a nossa região".

Então, continuou o chefe do Executivo cerrocoraense, "essa é a nossa responsabilidade e compromisso, sempre buscando resolver os problemas para que não venham afetar de forma negativa a nossa população".

O anúncio do prefeito ocorre 17 dias depois da primeira nota veiculada no CERRO CORÁ NEWS, em 18 de agosto, apontando a preocupação dos cerrocoraenses pelo uso da água do Pinga para as obras da estrada São Tomé-Cerro Corá. 

Pela outorga do Igarn, a ESSE ainda teria o restante de setembro e até dezembro pra reiterar 3.600 metros cúbicos de água do Pinga, totalizando o volume de 21.600 m3.