terça-feira, 8 de março de 2022

Câmara aprova reajuste do magistério sem emenda da oposição

Vereadores aprovam reajuste dos professores conforme acordo da categoria com o Executivo 
A bancada da situação derrubou a emenda dos quatro vereadores de oposição, que propunha o reajuste integral de 33,24% para os professores, e a Câmara aprovou projeto de lei do Executivo que implanta, parcialmente, o piso salarial do magistério em Cerro Corá, no índice de 17% e discussão do percentual restante com a categoria em junho.

O vereador Santos Capote criticou o Executivo por ter enviado o relatório do impacto financeiro sobre o reajuste salarial dos professores somente às 16h30 desta terça (08), enquanto às 19 horas começava a sessão ordinária da Câmara Municipal. 

Segundo Capote, o prefeito Raimundo Marcelino Borges havia enviado o texto original sem o impacto financeiro no dia 04, mas o presidente da Câmara, vereador Rodolfo Guedes solicitou, na segunda (07), as informações financeiras. "São 15 páginas, dá tempo os vereadores estudarem esses números?", perguntou.

O situacionista vereador João Alexandre (PP) afirmou que não se tinha como questionar o índice de reajuste proposto pelo Executivo, porque já tinha sido questionado em assembleia dos professores, "depois aprovado por maioria esmagadora". 

"Não vou ser contra e irresponsável a uma decisão soberana do Sinte, então houve um entendimento entre o Sinte e o Poder Executivo", reforçou Alexandre, a respeito da negociação que garante o pagamento das diferenças salariais de janeiro e fevereiro nesta quinta (10).

O vereador Rodolfo Guedes chegou a defender que a matéria poderia ser melhor discutida em cima dos números apresentados pelo Executivo, mas o seu café da manhã foi receber um pedido do núcleo municipal do Sinte para que o projeto fosse posto em votação, "praticamente dizendo que não se meta no acordo, que foi feito entre Sinte e prefeitura, mas vou votar a emenda porque acho correto".



2 comentários:

Marcos disse...

Parei de ler em João Alexandre.

jornal da grande natal disse...

Eu só li porque o Marcos aguçou a curiosidade sobre o posicionamento dos vereadores.