segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Lei denomina de "Edilson Oliveira" o Centro Desportivo do Santa Clara "B"

Edilson Oliveira (e) tem levado bandeira de Cerro Corá aos quatro cantos do país

O Centro Desportivo do Assentamento Santa Clara, vila B, que está situado ao lado da rodovia estadual RN-87 e liga Cerro Corá à cidade de Lagoa Nova, passa a ser denominada de "Edilson Oliveira", confirme lei sancionada pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges (PSDB), o "Novinho".

A homenagem ao professor José Edilson de Oliveira é um reconhecimento ao  trabalho  que realiza em Cerro Corá, principalmente com a revelação de atletas. Nascido em 30 de junho de 1964, Oliveira é filho do falecido ex-vereador Manoel Hipólito de Oliveira, mais conhecido por Manoel Anselmo, e dona Iria Otília de Oliveira, que residiam no sítio Condessa, a seis quilômetros da cidade, onde ele cresceu e iniciou seus estudos, na Escola Municipal Santa Maria Gorete, cursando as primeiras series do ensino infantil. 

Aos todos eram dez filhos, sendo três homens e sete mulheres. Todos tiveram o mesmo empenho de estudar e ajudar seus pais na agricultura e na criação de animais naquela comunidade. Aos 13 anos de idade, Edilson Oliveira, como sempre foi conhecido, passou a estudar na zona urbana, mais precisamente na Escola Estadual Querubina Silveira, onde concluiu o ensino fundamental, conhecido na época pelo “Primário”. 

Na década de 80 ingressou no antigo “2º grau” na Escola Cenecista Pedro II, também, zona urbana de Cerro Corá. Edilson Oliveira, ainda teve dois anos de estudo no Instituto Vivaldo Pereira (IVP) na cidade de Currais Novos/RN. No início dos anos 2000, ele ingressou no ensino superior pela Faculdade do Vale do Acaraú do Ceará, cursando Pedagogia.

Sempre apaixonado por esporte e fanático torcedor do Flamengo do Rio de Janeiro, Edilson Oliveira, começava sua trajetória bem-sucedida como técnico de futebol no início da década de 90, onde criou uma escolinha com alunos da Escola da antiga CNEC (Campanha Nacional das Escolas da Comunidade), na qual colocou o nome de “Sport Club Independente”. 

Ao tempo que participava das competições locais e regionais com conquistas de três campeonatos  municipais de Cerro Corá, dois Seridozão de base realizado na cidade de Currais Novos e vários títulos de campeão de JERNs (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte) e CEEMs (Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais), regional e estadual pela Escola Cenecista Pedro II.

Outra grande conquista pelo futebol aconteceu no ano de 1994, quando uma grande geração de garotos, de 16 a 19 anos de idade, participaram do campeonato estadual sub 20, com a participação das melhores equipes profissionais do estado como ABC, América e Alecrim. Na época umas junções de atletas, dos municípios de Cerro Corá e Currais Novos, representaram o time “Currais Novos Esporte Clube” na competição estadual, ficando com a 3ª colocação no Estado. 

Um comentário:

Tadeu Silva disse...

Justa e merecida homenagem ao amigo Edilson. Além do trabalho de revelar talentos para o esporte, o ganho social do seu empenho é grandioso. Parabéns!