segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Atletismo cerrocoranse já revelou grandes nomes pelas mãos de Edilson Oliveira

Edilson Oliveira com o descontraído Pedro Hyagoo, atleta campeão na China em 2015
A partir do ano de 1994, Edilson Oliveira, iniciou uma nova experiência na modalidade do atletismo, aconselhado pelos professores, seu primo Francisco Hipólito e José dos Santos Figueiredo que atuava na cidade de Currais Novos, inclusive, este último, treinava a atleta olímpica Maria Magnólia, que posteriormente, casou-se com o mesmo, ficando conhecida por Magnólia Figueiredo, também apaixonados pelo atletismo. 

Dai em diante, surgiram as primeiras revelações no atletismo cerrocoranse pelas mãos do  professor Edilson Oliveira, que foram Joseri Trajano, Josania Firmino, George Marcio e Edicleide Batista, os quais caminharam sobre as primeiras experiências de sucesso com conquistas de várias medalhas em campeonatos estaduais e estudantis.

Logo veio a primeira convocação para a seleção do Estado, onde Joseri Trajano, velocista, participou do troféu adulto Norte Nordeste no ano de 1996, na cidade de São Luiz do Maranhão, nas provas de 100 e 200 metros rasos. Depois de oito anos atuando e revelando muitos atletas, Edilson Oliveira, por falta de apoio, parou as atividades de atletismo, só reiniciando no ano de 2007. 

Mesmo com muitas dificuldades, Oliveira nunca desistiu e conseguiu nesse período, desenvolver um trabalho nas escolas do município e na Associação Esportiva e Sócio Cultural Cerrocoraense (AESC) levar o nome de Cerro Corá a muitas conquistas de títulos estaduais, regionais e nacional, culminando com a conquista maior em 2015 quando o atleta Pedro Hyaggo Nattan e Silva, representando a seleção estudantil do Brasil, no mundial estudantil na China, se tornando campeão na prova dos 110 metros com barreiras. 

Outros atletas que se destacaram a nível nacional foram Euricharles Fernandes dos Santos Silva, vice-campeão brasileiro em 2017 no salto triplo no campeonato brasileiro sub 18 anos, José Victor de Oliveira 3º colocado nas 5 mil marchas atlética em 2017 no campeonato brasileiro sub 16, Danielle Duarte de Medeiros Campeã dos Jogos da Juventude na prova do arremesso de peso em 2010, além de Pedro Hyaggo com mais duas medalhas de 1º e 2º lugar nos brasileiros sub 18 e sub 20 em 2016.

Atualmente a atleta Regiclécia Candido da Silva de 19 anos é a referência da nova geração, já se tornando uma das melhores atletas do Brasil na prova do salto triplo, com 2 (duas medalhas de campeã e vice-campeã brasileira sub 20 anos. O crescimento do atletismo de Cerro Corá traz uma nova geração de marchadores, saltadores entre outras  diversidades de provas dentro do atletismo.

Edilson Oliveira, acredita que o atletismo ainda será uma modalidade capaz de modificar o desempenho social das crianças e dos adolescentes tanto na sua formação como cidadão e no elo entre a escola e a prática esportiva. 


Nenhum comentário: