quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Site "Navegos" anuncia cerrocoraense como colunista esportivo em Natal

Vanilson Julião é jornalista graduado em Comunicação Social, turma de 1980, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na adolescência chegou a participar da fundação do “Correio Estudantil”, mimeografado, em Cerro Corá, na região do Seridó do Rio Grande do Norte, onde nasceu. Publicará aqui uma vez por semana, aos sábados.

 *Franklin Jorge

leitor@navegos.com.br

Aos 62 anos, especializou-se em pesquisas esportivas, sobretudo do futebol potiguar. Antes de ingressar na Faculdade de Jornalismo, já tinha passado por outra experiência na cobertura esportiva, como plantonista da antiga rádio Nordeste AM, na equipe de Aldir Frazão Doudement entre 1977/78 ao mesmo tempo que cursava o ensino médio na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte.

A carreira jornalística iniciou-se em 1982, na editoria de Polícia da “Tribuna do Norte”, onde depois atuou como repórter de geral. Depois passou pelo “Diário de Natal” e os semanários “Jornal de Natal” e o “Grande Natal”.

Abaixo, a entrevista do novo Colaborador de Navegos:

O que caracteriza o futebol do passado em relação ao atual?

A essência do futebol que e a busca incessante do gol e a mesma desde a invenção do futebol no fim do século 19 pelos ingleses. Independe do desenvolvimento tático: a disposição dos jogadores no campo de jogo, seja do WM, o famoso ferrolho suíço; 4-2-4; 4-4-2 ou 4-3-3 ou mesmo com as variações de hoje. A prova disso é que os resultados mais comuns são os placares apertados e continuaram raras as goleadas.

No que mudou com o tempo essa prática esportiva?

Além das questões técnicas e táticas e mais o desenvolvimento da preparação física, passando pelos métodos franceses, tipo a calistenia ou o Cooper americano, as diferenças também passam pela aplicação da moderna medicina esportiva, como a avaliação dos jogadores a partir do bioritmo e até técnicas de TI no diagnóstico de lesões proporcionando uma mais rápida recuperação, sem se falar no uso dos equipamentos esportivos, bola, uniforme, chuteira, e nas alterações e adaptações das regras pela International Board.

O que o levou a se interessar por futebol?

Todo moleque se interessa por futebol, que pode ser praticado até numa calçada de rua e num terreno baldio, coisa rara hoje em dia. O interesse jornalístico tem base na leitura de publicações como a “Revista do Esporte”, “Futebol e outros esportes”, Placar, nos anos 60 e 70 e acompanhar narrações pelas emissoras do sul do país.

Quais são os grandes nomes do passado?

A lista é extensa, mas não tem como deixar aqueles que estão na boca do povo e na memória dos cronistas esportivos há décadas. Entre 10 e 20, reinou o paulista, filho de alemão e uma mulata, Arthur Friedenreich. Nos abos 30 e 40, foi a vez do carioca Leônidas da Silva, artilheiro da Copa de 1938 e que chegou a dar nome ao chocolate Diamante Negro. Entre o fim o fim dos anos 40 e meados de 50, o apogeu do craque Zizinho, que, por sinal, era o ídolo do maior de todos, que surgiu logo a seguir, Pelé, além de Manoel dos Santos, o Garrincha.

O futebol do RN deve a quem?

O futebol potiguar deve, principalmente aos pioneiros: Fernando Gomes Pedroza, que trouxe a primeira bola em 1903 como presente dos estudantes ingleses de Liverpool; Alberto Roselli, estudante na Síiça, conhecedor das regras do futebol. Num segundo momento, a partir de 1910, aparece a atuação Salomão Filgueira, que havia concluído a Faculdade de Direito em Recife, quando passa a ser repórter em Natal no jornal “A República”. Responsável pela cobertura da inauguração da estação de trem de Taipu, ainda encontrava tempo para redigir as notas esportivas sobre a fundação dos primeiros clubes de futebol na capital do Rio Grande do Norte entre maio e junho de 2010 – o Natal Sport Club e o Potiguar, inclusive, fez parte da diretoria de um deles ao lado do nunca citado dentista Nizário Gurgel. Somente cinco anos depois é que surgiram o ABC, América e Alecrim, sendo que alguns fundadores desses clubes, aparecem como atletas do Natal SC e do Potiguar. Também é importante o papel do governador Juvenal Lamartine de Faria, que construiu e inaugurou em 1928 o estádio da Liga de Desportos Terrestres, que hoje leva o seu nome.

Nenhum comentário: