sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A figura de Othon Osório de Barros, nome do novo estádio de Cerro Corá

O bloqueiro djaildo, fez algumas indagações sobre quem era Othon Osório, que dá nome ao estádio a ser inaugurado neste domingo em Cerro Corá. Esse relato consta do blog do meu amigo jornalista Luiz Gonzaga Cortez, que, por sinal, tem raízes em Currais Novos: 


Na postagem da foto da "SOPA " de Othon Osório de Barros e Manuel Genésio Cortez Gomes, faltou a legenda. Trata-se do primeiro veículo que realizou o transporte de passageiros de Natal a Caicó, nos anos 30/40 do século passado. Era um caminhão misto porque usava madeira e ferro, isto é, um marceneiro de Parelhas adaptou uma cabine (boléia) de madeira em cima de um chassi de caminhão de marca Ford ou Chevrolet, não temos certeza da marca americana. O veículo, chamado de SOPA, esteve na linha até 1939, quando Othon Osório vendeu a sua parte na empresa, a Rede Viação Seridoense, para Manuel Genésio Cortez Gomes, seu primo-irmão e amigo. Sr. Genésio se associou, mais tarde, a marceneiro/mecânico Lourenço Justino do Nascimento, parelhense, que tocou a empresa até meados da II Guerra , quando os americanos requisitaram seus serviços para o transporte de cargas e passageiros entre Natal e Parnamirim, que, na época, era distrito da capital.
A Rede Viação Seridoense foi criada por Othon Osório de Barros e Manuel Genésio Cortez Gomes, naturais de Currais Novos, região Seridó do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: