quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Sérvulo Pereira na imprensa potiguar V



Na morte do senador João Câmara emissora interrompe programação a pedido do líder distrital

José Vanilson Julião
Jornalista


João Câmara: morte provocou pedido inusitado de Sérvulo Pereira
Cerro Corá ainda era um simplório aglomerado de casario, mas uma situação inesperada demonstra o poder político do industrial Sérvulo Pereira de Araújo. O pedido dele a estação “Poti” – antiga Rádio Educadora de Natal, do famoso acrônimo REN – suspende a programação em homenagem ao senador potiguar João Severiano da Câmara (Taipu, 8/3/1895 – Natal, 12/12/1948). A emissora Associada, até então, era a única existente no Rio Grande do Norte. Somente entre 1954 é que são fundadas a Nordeste, pelo governador Dinarte de Medeiros Mariz, e a Cabugi, do senador Georgino Alves Avelino.

Na manhã e na tarde do domingo ensolarado foram mantidas as programações esportivas do dia. Primeiro, no turno matutino, a prévia da corrida de São Silvestre (classificatória para a prova de pedestrianismo organizada pela Gazeta Esportiva da capital paulista), vencida pelo atleta Francisco Canindé de Brito, o Pixe, também jogador abecedista e posteriormente americano. No vespertino a regata no estuário do Potengi. Mais o clássico do futebol, ABC 1 x 2 América, final do returno do campeonato estadual. Além de uma competição pelo transcurso da Semana do Marinheiro na Base Naval Almirante Ari Parreiras.

Naquele dia a cidade fora surpreendida com o repentino falecimento do conhecido agropecuarista, comerciante, industrial e político, eleito deputado e senador. Fazendeiro, criador de gado e plantador de algodão, exportador, que desempenhara papel fundamental na criação e desenvolvimento do município de Baixa Verde, sendo o primeiro prefeito.

Em outubro/34 é eleito para a Assembléia Constituinte do Rio Grande do Norte pelo Partido Popular (PP), sendo um dos signatários da constituição estadual de 1936. Com a implantação do Estado Novo, teve seu mandato extinto, em novembro de 1937. Redemocratizado o país elege-se senador em janeiro/47 pelo PSD (Partido Social Democrático, do qual foi um dos fundadores no RN.

Quando faleceu era um dos nomes cogitados para concorrer ao governo. O povoado de Matas chegou à condição de município pela Lei 697 (29/10/28) com o nome originário da localidade, Baixa Verde, desmembrado de Touros, Taipu e Lajes. Pela Lei 899 (19/11/53) passa a se chamar João Câmara.

Nenhum comentário: