domingo, 11 de agosto de 2019

Sérvulo Pereira na imprensa da capital potiguar (I)

Industrial do setor de extração de xilita, tentou ser prefeito de Currais Novos

José Vanilson Julião 
Jornalista

Servulo Pereira também militou na política curraisnovense

O industrial Sérvulo Pereira de Araújo, filho do patriarca Tomaz – nome da praça no centro da cidade – foi candidato a prefeito no município de Currais Novos na eleição de 21 de março de 1948, a primeira pós o Estado Novo do presidente-ditador gaúcho Getúlio Dorneles Vargas, pós a redemocratização de dois anos antes.
A lista dos prováveis candidatos nos então 28 municípios do Rio Grande do Norte é alvo de especulação na primeira página do “Diário de Natal” – órgão Associado potiguar, com complemento na segunda página, de um total de 12, do à época jornal vespertino. O adversário do líder empresarial – do ramo de mineração – seria Alcindo Gomes de Melo.
Na edição dominical (11/1) o DN aponta Pereira, filiado a União Democrática Nacional (UDN), cabeça de chapa numa coligação, e o adversário Gomes pelo PSD – agremiação social democrática, siglas surgidas (eram 13 até o golpe de 64, com a derrocada do antigo regime Vargas.
Mas quem acaba eleito mesmo, para o mandato de cinco anos, é o agrônomo Sílvio Bezerra de Melo, também udenista, que saiu em 31 de janeiro de 1953. Era filho do desembargador Tomás Salustino.
Alcindo ocupara o Poder Executivo entre 46 e 47 nomeado pelo interventor federal Ubaldo Bezerra de Melo (não eram parentes)
Entretanto uma das primeiras referencia de Sérvulo na imprensa é encontrada numa pequena nota na seção “Pelos Municípios” referente a Santana do Matos: - Hospedamos por alguns dias Clóvis Pereira, sócio da firma comercial Sérvulo Pereira & Companhia e diretor da "philarmonica" de Cerro Corá, próspera e florescente povoação de Currais Novos.
A referida citação é encontrada na página dois do também vespertino a “A Ordem” (sexta-feira, 21/8/1936. O jornal católico, que circulava com quatro páginas e tinha assinantes no interior, entrara em circulação na última semana da primeira quinzena de julho do ano anterior.

Nenhum comentário: