segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Sérvulo Pereira na imprensa da capital potiguar (II)

O minerador faz propaganda promocional e empresarial
José Vanilson Julião
Jornalista
Na edição dominical (18/9/1948) o Diário de Natal trás anúncio de quase meia página – um clichê sem fotos, como era comum naquele tempo face às deficiências técnicas da impressão em linotipo -, encimado com letras garrafais “Servulo Pereira”.
A propaganda no Associado detalha que o industrial curraisnovense radicado com a família no distrito de Cerro Corá, desde o começo do século XX, quando o pequeno aglomerado de casario denominava-se Barro Vermelho e posteriormente Caraúbas, dedica-se, à “extração e exportação de minérios”.
A publicidade promocional e institucional do nome do personagem político e empresarial tem a informação sobre a atividade comercial, como o endereço telegráfico “Bodó” – enfatizado na língua inglesa (“cable adress”), Caixa postal 229, Travessa Equador, 95, Natal.
Por fim o “reclame” indica que Pereira é o concessionário das jazidas de scheelita “Bodó”, “Malhada”, “Baixios” e da mina de ouro “São Francisco”.
Duas das minas ficam no município de Santana dos Matos (Bodó hoje é emancipado). A “Malhada Limpa” fica no município de Currais Novos, já próximo ao municipio paraibano de Frei Martinho..

Nenhum comentário: