quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Filho de "Pipita" passa a comandar Escola de Oficiais da Aeronáutica no Rio de Janeiro

Cerrrocoraense Iramar Medeiros prestigiou posse do filho

"Pipita" ao lado do filho
Márcio Teixeira de Souza

Filho do cerrocoraense Iramar Medeiros de Souza, o "Pipita", 71 anos, o tenente-coronel aviador Márcio Henrique Teixeira de Souza é o novo comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, no Rio de Janeiro. 

A passagem do cargo pelo ex-comandante, o coronel aviador Agnaldo dos Santos, ocorreu às 10 horas desta quinta-feira (15), no auditório Marechal Fontenelle, campus da Universidade da Força Aérea Brasileira (Unifa), no Campo dos Afonsos.

O coronel Márcio Teixeira de Souza foi selecionado em 24 de junho de 2025 pelo Alto-Comando da Aeronáutica para comandar a EAOAR, organização de ensino de excelência da Força Aérea Brasileira (FAB).

Márcio Teixeira é neto do sargento "Doca", que nos anos 60 foi delegado de Polícia em Cerro Corá.

A escola

Criada em 1º SET 1947, como Curso de Tática Aérea (CTA) em Cumbica, Garulhos (SP), a EAOAR tem a missão de capacitar os Oficiais da ativa da FAB para a liderança de uma Força Aérea moderna, no Rio de Janeiro, onde funciona desde 1984.

O objetivo da Escola é aperfeiçoar oficiais no desempenho de funções administrativas, operacionais e de assessoramento, por meio do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP). 

A instituição oferece cursos à distância e presenciais para todos os quadros de oficiais de carreira da Força Aérea Brasileira. A capacitação presencial tem a duração de 12 semanas e, desde 2006, incorporou um módulo de especialização em Gestão Pública. 


Nenhum comentário: