sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Câmara chegou a aprovar subsídios vitalícios para dois ex-prefeitos em 1980

Benefícios eram para Sérvulo Pereira e Walter Olímpio 

A Câmara Municipal de Cerro Corá chegou a aprovar, no começo da década de 80, subsídios vitalícios para dois ex-prefeitos - Sérvulo Pereira de Araújo, que exerceu dois mandatos (1955-1960) e (1965-1970) e José Walter Olímpio, um mandato (1960-1965), com base em precedente já aprovado à época pela Câmara Municipal de Tibau do Sul, informava o então presidente da Casa, vereador Lourival Libânio de Melo.

Em ata da sessão ordinária de 24 de novembro de 1980, consta que a concessão dos benefícios foi possível devido a aprovações pelos vereadores das prestações de contas de Sérvulo Pereira e Walter Olímpio. "Não podemos fazer com o ex-prefeito Francisco Pereira (1973-1977) porque suas contas ainda não foram aprovadas", dizia Lourival Libânio.

Pensão 

Na mesma sessão, os vereadores Lourival Libânio de Melo, Sebastião Canário de Brito, Manoel Hipólito de Oliveira, Francisco José da Silva, Edmirso Dantas de Araújo, Aureliano Galdino Alves e Arian Félix da Silva, haviam aprovado pensão especial para a mãe de José Wellington do Nascimento, falecido aos 23 anos em acidente envolvendo um trator da Prefeitura de Cerro Corá em 22 de outubro desse mesmo ano, no sítio Floresta. 

Também consta na ata questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a respeito de diárias recebidas pelo presidente da Casa. "Disseram que eu não moro aqui, mas moro, tenho uma casa em Natal, mas nunca deixei de estar aqui todos fins de semana", arguia Libânio, que defendia a autonomia do legislativo municipal. 

"Quando eu sai da presidência, deixo tudo desembaraçado e assumo todos os atos que for da competência desta presidência", finalizava Libânio, na ata elaborada pela secretária Francisca Palhares.

a
Reprodução de ata de sessão da Câmara Municipal de Cerro Corá





Nenhum comentário: