quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Lagoanovense Maria de Lourdes empossada no TJ-RN

 

Desembargadora Maria de Lourdes assina termo de posse ao lado do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vivaldo Pinheiro (foto - Ascom/TJ)

A
procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual, Maria de Lourdes Medeiros de Azevedo, tomou posse, nesta quinta-feira (17), como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ela é a sexta mulher a compor a Corte Potiguar e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Judite Nunes, no final de 2021. A cerimônia de posse aconteceu no Gabinete da Presidência e contou com a presença de desembargadores e magistrados do TJRN, procuradores e servidores do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), familiares e amigos.

Nascida em Cerro Corá, em 1958, mas com  raízes em Lagoa Nova, onde o pai Chico Bernardino foi prefeito, a nova desembargadora fica no cargo até 2033, quando se aposenta compulsoriamente aos 75 anos.

"A vida nos surpreende e eu fiquei muito feliz, emocionada e honrada por ter sido escolhida diante de tantos nomes de colegas bem qualificados. A minha expectativa é de que com a bagagem que eu trago do Ministério Público, os valores que lá adquiri na defesa da Constituição, dos princípios constitucionais, de toda a gama de atribuições que o Ministério Público tem, eu possa desempenhar o papel de julgadora, de uma forma mais firme e completa", disse a desembargadora empossada.

Ela destacou ainda, a importância da representatividade feminina na ocupação de espaços no Judiciário. "Muito me orgulha essa representatividade feminina no Judiciário potiguar. Espero representar bem os direitos e as necessidades que tem a mulher, hoje em dia, na nossa sociedade. Muitas têm sofrido injustiças, discriminações, violência... Espero que eu possa, de alguma forma colaborar. Nem que seja um trabalho pequeno, que eu possa fazer essa defesa em prol das mulheres", disse a desembargadora.

O presidente do TJRN, desembargador Vivaldo Pinheiro, deu boas-vindas à nova integrante da Corte. "O Ministério Público, como a Ordem dos Advogado do Brasil, tem a sua vaga no Quinto Constitucional. Além de estarmos cumprindo o que determina a Constituição, é muito importante essa interligação das instituições com o Poder Judiciário. Com a posse da desembargadora Maria de Lourdes, a Corte volta a estar completa e para satisfação nossa, temos uma mulher substituindo outra mulher, no caso a desembargadora Judite Nunes. Estamos muito felizes e certos de que teremos uma excelente companheira e colega na Corte", disse Vivaldo Pinheiro.

O pensamento é compartilhado pela procuradora de Justiça, Darci Pinheiro, ao reforçar que o nome da desembargadora Maria de Lourdes foi uma ótima escolha para o Poder Judiciário. "Hoje, eu estou muito feliz porque vem uma outra colega de valor, com muita experiência no Ministério Público. Ela deixa de ser uma profissional que opina, que é da natureza do órgão ministerial, e passa a ser a profissional que julga, que é a natureza do Poder Judiciário. Tenho certeza que ela vem para somar, ela é uma profissional dedicada e minuciosa". 

Com informações da Ascom/TJ-RN

Nenhum comentário: