segunda-feira, 11 de maio de 2015

João Ceará faz cirurgia pra combater neuropatia que sentiu já em fevereiro

João Ceará aguarda cirurgia no Huol para depois fazer o que mais gosta: cantar na noite
Instrumentista e interpréte, o cerrocoraense João Hêdulo Bezerra da Costa, mais conhecido no meio artístico como "João Ceará", apelido que ganhou da plateia que o assistia na noite boêmia na Região Metropolitana de São Paulo, nos anos 70 e 80, vai se submeter a uma cirurgia nesta quinta-feira (14), no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). O procedimento cirúrgico é necessário "para corrigir um problema neurológico que atinge a medula ósseo" de Joãozinho, como ele é chamado no meio da família e entre os amigos próximos e conterrâneos cerrocoraenses.

Em sua página na rede social Facebook, os filhos Luana iris, Daniel Costa e Rafael Hèdulo comunicam  o dia da cirurgia aos amigos, "que tanto tem nos emocionado com a sinceridade e sensibilidade nas visitas e telefonemas" para toda familia de Jão Hêdulo, que é filho do saudoso Lourival Bezerra da Costa e da viúva Maria do Carmo Costa, dona Lilia.

Já em fevereiro deste ano, João Ceará usou sua página no Facebook para agradecer as demonstrações de solidariedade de todos os amigos: "Sinto-me no dever de informar dos problemas de sa~ude que me afetam, pois me emociona a preocupação sincera de todos".

Na época, João Ceará informava que foi acometido de uma polineuropatia periférica sensitiva dos menores superiores e inferiores, que o impediam, inclusive, de exercer suas atividades profissionais e, consequentemente, de andar sem efeito de medicação e, por  vezes, até levantar-se de uma cadeira: "No geral, é mais ou menos isso", sintetizava ele.

João Ceará dizia, ainda, que o pior era sentir a falta de estar, como sempre foi a sua vida, "perto de todos os sinceros amigos e colegas músicos". E continuava: "Deus tem me fortalecido e tenho usado  com fé, os instumentos que me oferece, ou seja, médicos competentes e as orações, minhas e de todos".

Por fim, dizia que fazia isso "na obrigação de esclarecer melhor a todos, que têm se perguntado uns aos outros, grande e sincero abraço".

A polineuropatia é um distúrbio neurológico que ocorre quando simultaneamente muitos nervos periféricos por todo o corpo começam a não funcionar corretamente. Pode ser aguda e aparecer sem nenhum aviso, ou pode ser crônica e se desenvolver gradualmente ao longo do tempo.

Nenhum comentário: