Céu com poucas nuvens e temperatura a 31º, assim amanheceu Cerro Corá neste domingo, dia 15. A temperatura poderá ir às alturas para uma parte da classe política do município, depois que for finalizada e tabulada uma pesquisa eleitoral que está sendo feita. Os entrevistadores já andaram pela zona urbana e devem prosseguir neste começo de semana pela zona rural.
A pesquisa eleitoral em questão pergunta em quem o eleitor votaria para prefeito este ano e em quem não votaria de jeito nenhum, entre outros questionários, numa listagem em que aparecem o próprio candidato à reeleição, o prefeito Raimundo Marcelino Borges, o "Novinho", do partido Democratas. Além dele, o ex-prefeito João Batista de Melo Filho, do PMDB; Ana Maria da Silva, do PR; o presidente da Câmara Municipal e vereador Antonio Ronaldo Vilar (PSDB); Zeca do PT, Othon Militão (PPS), o vereador Rubens Pereira Júnior (PSB), o "Binha" e o vereador Clidenor Pereira de Araújo Filho (PHS), o "Codô".
Como as convenções partidárias para homologação dos candidatos a prefeito e vereador só vão ocorrer em junho, a essa altura qualquer pesquisa eleitoral só servirá para "consumo interno" dos partidos políticos, inclusive, para nortear futuras alianças e formação de chapas proporcional e majoritária.
As verdadeiras pesquisas de intenção de voto, que poderão indicar os presumíveis candidatos eleitos em outubro deste ano, só devem ocorrer mesmo a partir de 5 julho, data em que, pelo calendário eleitoral, começarão, na prática, as campanhas dos partidos e candidatos a cargos eletivos.
Muitos dos "candidatáveis" que aparecem nessa lista, não estarão nas futuras pesquisas eleitorais, como João Batista de Melo Filho, que já andou declarando apoio político à reeleição de "Novinho", até como seu companheiro de chapa, disputando uma eleição em Cerro Corá, pela primeira vez, como candidato a vice-prefeito.
Em toda sua carreira política, iniciada em 1973, João Batista só foi candidato a vereador, uma vez, e cinco vezes a prefeito, perdendo apenas uma eleição majoritária...
7 comentários:
Imagino a expectativa, amigo Valdir. Dos pré-candidatos e da população. Na realidade, tá chegando a hora do pega pra capar. Me lembrei, agora, de um torcedor folclórico do nosso futebol, apostador inveterado, no antigo JL - o popular "Liliu". A origem da frase era atribuída a outros, mas ele não cansava de repetir: "Treno é treno; jogo é jogo". Numa campanha, pesquisa é "treno". O jogo, mesmo, só a urna é capaz de dar o resultado.
Um prazer enorme, meu caro PTC, em tê-lo como comentarista neste humilde blog, direcionado à minha terra natal. Realmente, "Liliu" tinha muita razão, "treno é treno, jogo é jogo".
Pesquisa eleitoral, agora, é apenas um aquecimento para o que vem pela frente... Um abraço, mestre!
Rindo aqui com o "Liliu" (se não me engano, torcedor americano e descobridor de talentos, morava na rua Princesa Isabel) de Pauloo Tarcísio.
Mais uma pesquisa em nossa cidade. Mas o que se comenta mesmo é que o PMDB esta indo a reboque pela estratégia política do atual Prefeito Novinho do DEM. Quem diria, o PMDB virou coadjuvante na história política do nosso município. Mas dizem que o acordo mesmo esta em torno de 2016. Vamos ver, por enquanto é isso mesmo, João Vice de Novinho.
Me parece que o descobridor de talentos do Améric era LU e não LILIU!
Valdir, seu blog não viu o noticiário do tce-rn que julgou contas irregulares do prefeito novinho? porque calou?
O blog não calou, como já tinha saído em outros blogs, não quis colocar uma notícia que não fosse tão inédita. A condenação, também, foi apenas uma multa, que ainda não sei se terá algum reflexo com relação ao "ficha limpa" tendo em vista a eleição deste ano.
Em outra ocasião, em que saiu um noticiario sobre uma condenação do ex-prefeito Clidenor Pereira de Araújo, filho, também usei do mesmo expediente, porque já havia sido publica a informação em outros blogs direcionados a Cerro Corá.
De qualquer modo, fica registrado o seu comentário...
Postar um comentário