sábado, 20 de novembro de 2010

Homenagem 1 - Doutor Ary Galvão


Um dos primeiros a atuar na maternidade Clotilde Santina,
 quando existia, em Cerro Corá  a antiga Fundação Sesp, 
atual Fundação Nacional de Saúde (Funasa)

Nasceu em Currais-Novos-RN no dia 8 de março de 1931. Filho de Otoniel Lopes de Vasconcelos Galvão e Ana de Vasconcelos Galvão. Nesta cidade fez seus estudos primários. 

Em 1942 veio para Natal como aluno interno no Colégio Marista, onde estudou as três primeiras séries do ginasial, tendo concluído este curso no Atheneu Norte-rio-grandense. 

Já em 1946 ingressou no colégio Salesiano de Recife-Pe, onde cursou o científico. e em 949 fez vestibular, sendo aprovado na Faculdade de Medicina do Recife, onde graduou-se em 1955. No inicio de 1956 foi trabalhar em Cerro Corá, como médico do SESP. Neste mesmo ano casou-se com Lucy Brito com quem teve dois filhos, Luciana e Ari Júnior.

Durante o tempo que permaneceu em Cerro-Corá organizou e dirigiu a Maternidade Clotilde Santina, da qual foi seu primeiro Diretor. Além de Ginecologia e Obstetrícia fazia também Cirurgia Geral. Foi o 1° médico a realizar uma cesariana naquela região.

Após quatro anos mudou-se para Currais-Novos, onde clinicou e dirigiu o Hospital Padre João Maria. Em 1966 veio morar em Natal exercendo varias atividades médicas.

Faleceu em Natal no Hospital Center no dia 12 de junho de 2005.

3 comentários:

LUCIA GOMES disse...

QUE DEUS A TENHA, EXCELENTE PROFISSIONAL, MINHA MAE ATÉ HOJE REZA POR DR ARI GALVÃO, FOI QUE FEZ SEU PRIMEIRO PARTO NA MATERNIDADE CLOTILDE SANTINA, LOCALIZADA EM CERRO CORÁ.

ADELSON ARAÚJO disse...

Pai de um grande amigo meu, Ari Júnior, com quem servi ao Exército como oficial. Dr. Ary Galvão foi um grande cidadão. Pessoa do bem.

José Valdir Julião disse...

Deixou uma legião de amigos em Cerro Corá, na época em que foi médico na cidade, anos depois conheci o irmão em Natal, dentista...